História, perguntado por tcassielesilva, 7 meses atrás

me ajudem com um poema sobre conjuração baiana ou mineira ?urgente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusluis609
0

Resposta:  

   Conjuração mineira: uma revolução poética

Tiradentes, o mártir da Independência, homem do povo, não escrevia, mas apreciava a poesia e aquelas ideias libertárias de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), Cláudio Manoel da Costa (1729-1789) e José Inácio de Alvarenga Peixoto (1742-1792). Os três poetas cantavam pela independência e por uma república com igualdade, liberdade e fraternidade, como pregavam os iluministas franceses, filósofos da burguesia, então revolucionária, que tomou o poder em 1789, mesmo ano em que os mineiros também tentaram libertar o Brasil do jugo colonial.

Debelada a revolta, Tiradentes deu a sua vida: “daria dez, se as tivesse”. E com os poetas, o que aconteceu? Cláudio Manoel da Costa morreu numa prisão em Minas Gerais (suicídio ou assassinato?); Inácio José de Alvarenga, condenado ao degredo perpétuo, morreu na África e Tomás Antônio Gonzaga, também degredado, morreu em Moçambique (África).

A conjuração libertadora continuou inspirando poetas pelos anos afora. Segue trecho do Hyno a Tiradentes, publicado pela imprensa mineira no dia 21 de abril de 1882, autoria de Bernardo Guimarães: “O teu sangue generoso/ Nesta terra rociada/ Fez brotar da independência/ A semente abençoada”.

Espero te ajudado

Perguntas interessantes