Português, perguntado por luizasilva3692, 4 meses atrás

ME AJUDEM AQUI PORFAVOR, É URGENTE!!
Comente sobre três mudanças como o novo acordo
ortográfico. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por juliagabrielle368
2

Resposta:

Aos acentos agudos as mudanças foram para os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) e hiatos (encontro de duas vogais de sílabas diferentes) paroxítonas. Os ditongos paroxítonos perderam o acento agudo. ... E, por fim, o acento circunflexo deixou de ser usado em terminações ôo e êem.


luizasilva3692: muito obrigada
juliagabrielle368: de nada
Respondido por kadugontijo6
0
1. Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes

Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda). É o que acontece em:

feiura, Bocaiuva, averigue, oblique.
2. Acentuação dos ditongos abertos

Um ditongo aberto ocorre quando há o encontro de duas vogais pronunciadas em uma mesma sílaba, ou seja, sempre que há uma vogal e uma semivogal formando um fonema aberto.

Antes do acordo, esses ditongos eram acentuados em todas as palavras paroxítonas (que possuem acento na penúltima sílaba). Agora, isso não deve mais acontecer, como podemos ver nos exemplos abaixo:

ideia, assembleia, europeia, heroico, joia etc.
Como usamos muitas dessas palavras no nosso dia a dia, temos que tomar muito cuidado para não colocar o acento agudo, automaticamente. Além disso, é importante lembrar que a mudança só se aplica às paroxítonas, enquanto os ditongos em oxítonas e monossílabas continuam recebendo acento:

herói, troféu, réu, chapéu, anéis, céu etc.
3. Acentuação de vogais dobradas

As palavras terminadas em “oo(s)” e os verbos terminados em “eem”, antigamente, recebiam o acento circunflexo, como em:

“O vôo do pássaro amarelo”;
“Tive uma gravidez com poucos enjôos”;
“Torço para que as coisas dêem certo para meus amigos”;
“Os alunos lêem muitos livros durante o ano letivo”.
Contudo, com as novas regras do acordo ortográfico, essa acentuação foi eliminada. Logo, não é mais necessário colocar o acento circunflexo nas vogais dobradas, ficando: voo, enjoo, perdoo, abençoo, creem, leem, veem etc.

O principal cuidado a ser tomado nesse caso é não confundir essas terminações com a formação do plural da terceira pessoa do presente do indicativo — quando o acento circunflexo deverá ser mantido para indicar a concordância do número do sujeito e do verbo. Por exemplo:

“As meninas têm muitos batons”;
“Meus familiares vêm de muito longe para me visitar”.


LEMBRANDO SE A MINHA RESPOSTA FOI BOA OU TE AJUDOU PEÇO QUE DEIXE COMO MELHOR RESPOSTA É DE UM CORAÇÃOZINHO
OBRIGADO
Perguntas interessantes