Química, perguntado por Sla030, 6 meses atrás

Me ajudem aí pfvrrrr

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por machadoge
1

Resposta:

10 mols de CO

Explicação:

Para responder a questão basta efetuar o balanceamento químico.

Começando pelo composto Ca_{3}(PO_{4})_{2}. Nesse composto temos um único P e, no grupo dos produtos temos 4. Portanto, com a correção, ficará 2Ca_{3}(PO_{4})_{2}.Contudo, agora precisamos ter 6 átomos de calcio (Ca) no grupo dos reagentes, então, portanto, CaSiO_{3} terá coeficiente 6 e ficará 6CaSiO_{3}.

Já analisando o composto SiO_{2}, do grupo dos reagentes, temos um único átomo de silício (Si) e, como alteramos para 6 dele nos produtos por conta da alteração do cálcio, agora, nos reagentes, o composto terá coeficiente 6 e ficará 6SiO_{2}.

Contando, todos os oxigênios (O) que temos nos reagentes, após essas alterações, chegamos a um resultado de 28 átomos. Para igualarmos essa quantidade nos produtos, já considerando 6CaSiO_{3}, o composto CO passará a ter coeficiente 10 e ficará 10CO. Consequentemente, para igualarmos os 10 átomos de carbono (C) que agora temos nos produtos, atribuiremos o coeficiente 10 ao carbono dos reagentes, que ficará 10C.

Assim, a equação não balanceada da formação do P₄ (Ca_{3}(PO_{4})_{2}+SiO_{2}+C-->P_{4}+CaSiO_{3}+CO), ficará, em sua forma balanceada, desse modo:

2Ca_{3}(PO_{4})_{2}+6SiO_{2}+10C-->1P_{4}+6CaSiO_{3}+10CO.

Como, para cada mol de P₄ produzido é gerado, consequentemente, 10 mols de CO, como nos mostra a equação química balanceada, a resposta é: 10 mols de CO.

Perguntas interessantes