ME AJUDEM !!!
1º Como você avalia a atitude de Jacó ao colocar José como predileto em vez de amar igualmente a todos os filhos?
2º Você acha que os irmãos de José agiram certo? Na sua opinião, como isso poderia ser resolvido?
3º Será que Rubem queria mesmo salvar José ou tinha outro interesse em mente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)
Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)Penso que o grande erro de Jacó (também chamado Israel) foi o de ter canalizado todo o seu amor paternal para um único filho: José.
Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)Penso que o grande erro de Jacó (também chamado Israel) foi o de ter canalizado todo o seu amor paternal para um único filho: José.Ele parece ter esquecido que Deus lhe havia dado mais outros onze filhos, ou melhor, treze, na verdade, pois também era pai de Dina (a única filha no meio de tantos filhos) e do caçula, Benjamin.
Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)Penso que o grande erro de Jacó (também chamado Israel) foi o de ter canalizado todo o seu amor paternal para um único filho: José.Ele parece ter esquecido que Deus lhe havia dado mais outros onze filhos, ou melhor, treze, na verdade, pois também era pai de Dina (a única filha no meio de tantos filhos) e do caçula, Benjamin.José era o filho predileto. Era o queridinho do pai! E Jacó não poupou esforços em demonstrar prá todo mundo ver o quanto ele amava ao seu filho José: deu-lhe de presente uma linda túnica de mangas compridas e largas, sinal de nobreza naquele tempo e cultura.
Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)Penso que o grande erro de Jacó (também chamado Israel) foi o de ter canalizado todo o seu amor paternal para um único filho: José.Ele parece ter esquecido que Deus lhe havia dado mais outros onze filhos, ou melhor, treze, na verdade, pois também era pai de Dina (a única filha no meio de tantos filhos) e do caçula, Benjamin.José era o filho predileto. Era o queridinho do pai! E Jacó não poupou esforços em demonstrar prá todo mundo ver o quanto ele amava ao seu filho José: deu-lhe de presente uma linda túnica de mangas compridas e largas, sinal de nobreza naquele tempo e cultura.Em conseqüência disso, os outros filhos ficaram enciumados e começaram a odiá-lo.
Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice; e por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas compridas. Os irmãos, percebendo que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não podiam falar-lhe pacificamente. Gênesis 37,3-4)Penso que o grande erro de Jacó (também chamado Israel) foi o de ter canalizado todo o seu amor paternal para um único filho: José.Ele parece ter esquecido que Deus lhe havia dado mais outros onze filhos, ou melhor, treze, na verdade, pois também era pai de Dina (a única filha no meio de tantos filhos) e do caçula, Benjamin.José era o filho predileto. Era o queridinho do pai! E Jacó não poupou esforços em demonstrar prá todo mundo ver o quanto ele amava ao seu filho José: deu-lhe de presente uma linda túnica de mangas compridas e largas, sinal de nobreza naquele tempo e cultura.Em conseqüência disso, os outros filhos ficaram enciumados e começaram a odiá-lo.Graças a Deus, o amor do Pai Celeste nem se compara com este amor exclusivista de Jacó! Deus nos ama, pessoalmente, é verdade… Mas, também na mesma medida! Ou seja: eu não posso afirmar que sou mais amado por Deus do que aquele pobre-coitado que está perdido na vida, jogado na lama do pecado, obscurecido em meio a tantas escolhas erradas
2) Assim não sei dizer se achei certo ou errado,pode ser os dois pq nenhum filho gosta de ser rejeitado enquanto o irmão está sendo mais amado. Poderia ter resolvido na base de uma conversa sem gerar confusão aliás por mais que um pai ame um filho de uma forma que o tratamento seja diferente dos outros não define ou não quer dizer que ele não ame os outros.
3) Imagino que não tinha interesse.