História, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

♠Me Ajudem♥

♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥

1-FAÇA UM BREVE RESUMO SOBRE AS REVOLTAS REGENCIAS, DESTACANDO O LOCAL, A DATA,OS LÍDERES,OS MOTIVOS E O DESFECHA DE CADA UM DELES

♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥​

Anexos:

kaikearagao2021: oii
Usuário anônimo: ola
kaikearagao2021: tudo bom
kaikearagao2021: kk
Usuário anônimo: sim e com vc
Usuário anônimo: desculpa a demora

Soluções para a tarefa

Respondido por manuellyferreira22
3

resposta:

cabanagem- Grão-Pará (primeira revolta popular do império)

de 1835 a 1840, o Pará foi o centro de uma rebelião longa, que custou a vida de 40.000 pessoas. a cabanagem teve como causas imediatas a oposição ao governo central e a não-aceitação da população pobre local, formada por mestiços e índios que viviam em casebres - cabanas - na beira dos rios, aos presidentes de província nomeados pelos regentes. havia também fazendeiros na revolta, que queriam pressionar o governo em busca de maior autonomia, sem se preocuparem com as reivindicações populares. Os líderes cabanos buscaram concretizar seus objetivos: a libertação dos escravos e a divisão das terras da região. Os cabanos tomaram Belém e instalaram um governo popular. A revolta teve início em 27 de outubro de 1834, na província do Grão-Pará e terminou em 1840. O movimento foi esmagado pelas tropas do governo, contabilizando cerca de 40.000 mortes.

sabinada- Bahia (1837-1838)

começou na Bahia em 6 de julho de 1837, tinha como objetivo criar um governo independente e republicano, até o momento em que Pedro de Alcântara atingisse a maioridade. Seu líder, o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, foi condenado a morte, mas teve sua pena comutada para confinamento morrendo logo em seguida ao tentar fugir. O movimento revoltoso terminou em 16 de março de 1838 e cerca de 1.000 participantes foram mortos.

Balaiada- Maranhão (1838-18411)

comandado por sertanejos e escravos que lutavam por melhores condições de vida.Seu líder era o fazedor de balaios Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. o Coronel Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, foi enviado para conter a revolta. Ao final do movimento, aproximadamente 12.000 pessoas morreram.

A guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha- Rio grande do Sul e Santa Catarina (1835-1845)

foi a mais longa revolta no império. consistiu em um movimento das elites gauchas que tinham na pecuária sua principal Atividade econômica. principais líderes da Farroupilha foram Davi Canabarro, José Garibaldi e Bento Gonçalves. criadores de gado gaúcho que tinham problemas com a concorrência do charque (carne seca muito usada na alimentação dos escravos da época) proveniente da Argentina e do Uruguai, que pagavam menos impostos que o charque produzido no Rio grande do Sul. devido a esse problema, a revolta tinha como objetivo a criação de um governo autônomo, separado do Brasil. Foi enviado o Barão de Caxias, mas desta vez a solução foi negociada. O movimento foi encerrado quando o governo brasileiro aceitou parte das exigências gaúchas, como a maior taxação fiscal sobre o charque platino e a anistia aos revoltosos.

explicação:

com a criação das assembléias províncias, iniciou-se uma grande disputa entre elites regionais, que se somou a fragilidade das instituições e às péssimas condições de vida da maioria da população. Em razão disso, esse período foi repleto de revoltas. Essas são as principais revoltas do período regencial.

espero ter ajudado ^^

Perguntas interessantes