História, perguntado por evelyn3000, 9 meses atrás

ME AJUDEEM POR FAVOOR
a)Descreva as principais características do sistema agrícola denominado Plantation

b)Como funcionava o Pacto Colonial?

c)Como foi o processo de escravização do africano pelos portugueses no Brasil.
Relacione as principais características.

Soluções para a tarefa

Respondido por rebequinhaanjo
184

Resposta:

a) As principais características do sistema Plantation são:

-Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais.

-Latifúndios: uso de grandes extensões de terra para a produção em grande escala, que ficava submetido a um explorador (o proprietário das terras).

-Sistema Escravista: os escravos (negros e índios) eram a principal mão de obra que trabalhavam nas grandes extensões de terra.O salário não existia e a troca era pela habitação e alimento.

-Mercado Externo: a produção dos produtos cultivados no sistema Plantation eram voltados para enriquecer o mercado externo, ou seja, para a exportação.Nesse sentido, a economia interna ficava de fora e o que permanecia no país eram os produtos de baixa qualidade. Isso impossibilitou o crescimento e o desenvolvimento do mercado interno nessa época.

b) O Pacto Colonial consistia num conjunto de regras e acordos firmados entre a metrópole e os colonos, que tinha por objetivo assegurar que a exclusividade dos lucros da produção colonial seria remetido tão somente à sua metrópole de origem. Essa política ficou conhecida como exclusivo metropolitano ou exclusivo colonial.

Associava-se ao Pacto Colonial a acumulação de metais preciosos e moedas (de ouro e prata) para garantir à metrópole uma valorização de sua economia e de seu estado.

c) A escravização africana no Brasil passou a sofrer incentivos da Coroa após 1570 e, assim, segundo o historiador Thomas E. Skidmore, a partir de 1580, chegavam ao nordeste brasileiro pelo menos dois mil escravos africanos por ano.Os escravos eram trazidos ao Brasil em embarcações conhecidas como navios negreiros e em condições extremamente precárias. Era comum que metade dos cativos trazidos morresse durante a viagem em razão dessas más condições.

Esses escravos originavam-se de diversas regiões da África, mas os historiadores sugerem que, em grande parte, eles pertenciam ao grupo étnico dos sudaneses e dos bantos.Os escravos eram utilizados nos mais diversos tipos de trabalho, com maior destaque para a sua utilização nos engenhos produtores de açúcar e nos centros de mineração a partir do século XVIII.

A escravização dos africanos moldou profundamente a sociedade brasileira.Culturalmente, a presença africana influenciou a cultura brasileira em diversos aspectos: música, culinária, idioma etc.Além disso, impôs um forte preconceito racial, que reverbera ainda no século XXI e que necessita de medidas para atenuar os contrastes sociais existentes.


nathyfsouza: Obrigada!!
rebequinhaanjo: Não há de que :)
KauanMorty: Valeeeu ;)
Respondido por makmorales
4

a) O plantation foi um modelo de colonização introduzido no Brasil colonial pela coroa portuguesa como forma de exploração do território.

O sistema plantation colonial era caracterizado pela plantação em grandes latifúndios (grandes propriedades rurais), pela introdução de monocultura (apenas um tipo de cultivo plantado, a exemplo do açúcar), pelo objetivo de exportação e pelo uso de mão de obra escrava.

No Brasil Colonial, o Sistema Plantation caracterizou-se pelo cultivo da cana-de-açúcar e a exportação de açúcar para o mercado europeu.

b)  O Pacto Colonial pode ser compreendido como um conjunto de leis e normas que a Metrópole impunha às suas colônias, sendo que, a partir dele, a Metrópole obtinha benefícios comerciais sobre as suas colônias (tirava vantagem financeira sobre eles).

O Pacto Colonial era um Pacto de exclusividade no Comércio firmado entre a Metrópole e a Colônia, de maneira que entende-se por “Metrópole” um estado europeu, tal como o Reino de Portugal, enquanto que Colônia era o território colonizado e sob controle da Metrópole, a exemplo da Colônia do Brasil

c) O processo de escravização dos africanos no Brasil deu-se a partir do estabelecimento do chamado tráfico negreiro ou comércio de escravos, no qual o reino de Portugal já tinha toda uma estrutura de diversas feitorias na costa Atlântica do continente africano, incentivando guerras no interior do território e, a partir disso, comprando escravos.

A partir das feitorias, os portugueses enviavam os escravos para fazer a travessia do Oceano Atlântico, momento no qual muitos não resistiam às condições precárias e morriam de exaustão, doenças, etc. Os que sobreviviam eram vendidos no comércio do litoral e eram redistribuídos para o restante da colônia.

Para mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/19554986

Anexos:
Perguntas interessantes