Filosofia, perguntado por milenafreitas2019, 7 meses atrás

Me ajudaaaa


4- Atente para a seguinte passagem, que trata do alvorecer da filosofia: “A derrocada do sistema micênico ultrapassa, largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social. Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu universo espiritual, transforma algumas de suas atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público, em plena luz do Sol, na Ágora, da parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum; no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos”.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado. Com base na passagem acima, é correto afirmar que
(A) a mudança de pensamento do povo grego e a originalidade de sua reflexão sobre o cosmo se relacionam às transformações da vida política grega, na qual o debate público por parte de cidadãos iguais substituiu a onipotência do poder real ancorada em mitos de soberania.
(B) a filosofia decorre fundamentalmente de um longo processo de evolução dos mitos antigos, não havendo relação direta entre seu desenvolvimento e o processo social e político dos povos que deram origem à civilização grega.
(C) o poder despótico, característico dos povos da antiguidade, consolidou de forma gradual e constante o surgimento de movimentos sociais de contestação na Grécia antiga, o que foi fundamental para o surgimento da razão filosófica, no período clássico.
(D) não há diferenças significativas entre os sistemas de organização social dos povos que viveram na Grécia micênica e os processos sociais que vigoraram nos períodos subsequentes, seja no período homérico, seja nos períodos arcaico e período clássico.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelcavalcantee
47

Resposta:

Letra a- a mudança de pensamento do povo grego e a originalidade de sua reflexão sobre o cosmo se relacionam às transformações da vida política grega, na qual o debate público por parte de cidadãos iguais substituiu a onipotência do poder real ancorada em mitos de soberania.

Respondido por AnthonioJorge
15

A mudança de pensamento do povo grego e a originalidade de sua reflexão sobre o cosmo se relacionam às transformações da vida política grega, na qual o debate público por parte de cidadãos iguais substituiu a onipotência do poder real ancorada em mitos de soberania. Logo, a alternativa A é a correta.

A origem da filosofia se encontra na relação e na ruptura dela com o mito.

O mito é uma estrutura de consciência cheia de crenças. São narrativas simbólicas sacralizadas. É o primeiro modo de organização do pensamento humano e trata, em suma, da origem das coisas, do mundo e do próprio homem.

O próprio nascimento da filosofia com figuras como Tales de Mileto representa uma passagem do mito à análise racional que culminaria em Sócrates, Platão e Aristóteles.

Em Tales ainda há uma mistura da tradição mito-poética com a vindoura tradição racional-científica. Quando ele diz que a "água é o princípio de tudo", o que há ali é uma expressão individual, um misto de esforço racional e crença no sagrado.

Esta "água" de Tales não deixa de ser um deus disfarçado, ainda que sua afirmação se baseie no puro raciocínio e haja uma recusa das explicações míticas ou alegóricas.

O papel central que o mito exercia e exerce tem a ver com o fenômeno central da vida: o desejo e a satisfação harmoniosa dela.

Sendo um esforço de elucidação do abismo de subjetividade que a nossa alma guarda em diversas formas - ressentimento e sublimidade, por exemplo - o mito não deixa de expor o movimento humano em busca de um domínio de si mesmo e do mundo.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/13721236

Anexos:
Perguntas interessantes