Ed. Física, perguntado por stebyssasilva123, 9 meses atrás

ME AJUDAAA PFVRZINHOOO​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por iagoLima00
2

Resposta:

1-Existem atualmente poucos locais para ainda serem ocupados - e, geralmente, estão localizados nos pólos (como a Antártida), nas altas montanhas, nos desertos (como o Saara) e nas densas florestas (como a Amazônia).

A utilização e o desenvolvimento de recursos como, por exemplo, o vestuário, formas adequadas de habitação e alimentação, deixam o ser humano mais preparado para enfrentar as dificuldades naturais que possam existir nos diversos tipos de ambiente. Além disso, o homem consegue produzir aquecimento em áreas frias, refrigera áreas quentes, ilumina locais de longa escuridão, irriga lugares secos, drena áreas encharcadas, etc., procurando sempre criar ambientes mais adequados à sua fixação ou exploração.

Quanto ao conceito de anecúmeno, vale lembrar que os limites dessas regiões de difícil acesso também se modificam de acordo com o avanço da tecnologia e da capacidade econômica do homem.

Antigamente, fatores que representavam grandes dificuldades para a ocupação humana, como clima, relevo, hidrografia, entre outros, hoje podem ser superados graças ao desenvolvimento tecnológico. O resultado desse avanço representa uma ampliação dos limites ecúmenos e a conseqüente diminuição das áreas anecúmenas do planeta.

2-A desflorestação não é um fenômeno recente, e há evidências de que em tempos pré-históricos ele já estava em andamento em vários locais do mundo, mas sua extensão e ritmo naquela época remota são difíceis de estimar. O que se sabe é que no início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, grande parte das florestas temperadas do Hemisfério Norte já havia desaparecido, e no século XX o processo se intensificou de maneira acelerada nas florestas tropicais.

As florestas são ecossistemas de enorme importância ambiental por uma variedade de razões, e historicamente sempre foram uma das principais bases do florescimento das civilizações. São fontes de inúmeros produtos úteis para o ser humano, como madeira, substâncias medicinais, frutos e fibras, além de vários serviços ambientais. Cerca de 1,6 bilhões de pessoas hoje ganham a vida em alguma atividade ligada às florestas, e cerca de 60 milhões de indígenas em todo o mundo dependem exclusivamente delas para sua subsistência. Elas preservam e purificam as águas doces, impedem a erosão do solo, produzem boa parte do oxigênio da atmosfera e reciclam o gás carbônico, contribuem na regulação do clima e do regime de chuvas, entre muitos outros efeitos benéficos para a manutenção do equilíbrio ecológico da Terra, do qual o bem-estar e mesmo a sobrevivência do homem também dependem diretamente. As florestas tropicais em particular estão entre os ecossistemas com maiores índices de biodiversidade do mundo. Desta forma, como é lógico, o desaparecimento das matas desencadeia inúmeros efeitos negativos sobre o equilíbrio do ambiente global e também sobre a vida humana, em aspectos econômicos, sociais, culturais e mesmo biológicos, afetando virtualmente todas as pessoas do mundo, direta ou indiretamente

3-Na Europa, em função da diversidade climática, de relevo e de solos, verifica-se a presença d uma grande quantidade de formações vegetais, como vegetação de montanha, tundra, floresta de coníferas, floresta temperada, vegetação mediterrânea e estepes. ... Sofre a influência do clima frio de montanha.

4-Nas proximidades do Mar Mediterrâneo: sul da Europa, parte do Oriente Médio no continente asiático e extremo norte da África;

A vegetação típica desse tipo de clima é conhecida como Vegetação Mediterrânea ou Floresta Mediterrânea. A maior parte das espécies da vegetação mediterrânea é exclusiva dessa formação vegetal. É constituída por espécies adaptadas a longos períodos de estiagem, como os maquis e garrigues, além de árvores de pequeno porte, como as oliveiras. Aliás, a oliveira, árvore que tem como fruto a azeitona – ou oliva – e da qual se produz o azeite, é uma espécie típica do clima e da vegetação mediterrânea.

Além das espécies nativas, o clima mediterrâneo é muito propício à produção de uvas, o que faz com que as regiões com esse tipo de clima reúnam os mais importantes produtores de vinho do mundo.

O clima mediterrâneo é encontrado em diversas regiões do globo. Apresenta duas estações bem definidas, possui muitas semelhanças com o clima tropical e sofre a influência da maritimidade

Como o próprio nome sugere, o clima mediterrâneo é encontrado nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. No entanto, esse tipo climático não está restrito a essa região do globo

Explicação:

Bom espero ter sido útil

Perguntas interessantes