ME AJUDA PÔR FAVOR!!!
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ME AJUDA PÔR FAVOR!!!
ME AJUDA PÔR FAVOR!!!
TEXTO: Quando amanheceu, Xiju, como nunca deixa de cumprir seu ritual de todos os dias, foi se banhar na cachoeira de sempre. No caminho da estrada, quando estava indo, havia muitas aves cantando, pareciam felizes. Aliás, Xiju também estava com um sorriso muito alegre e ia assobiando. Quando chegou, foi brincalhão e sério ao mesmo tempo. Cumprimentou a água e pediu licença porque iria nadar mais uma vez. Entrou e ficou mais tempo do que de costume. Até que resolveu voltar. Ao chegar, foi logo comendo um mbojape, isto é, na cinza quente. De repente, Xiju falou, enquanto comia, que iria caçar hoje alguma coisa para comer. Assim, calçou uma bota de borracha. Muitos na aldeia gostam de andar descalços, mas para ir para o meio da mata é bom calçar uma bota ou algum outro tipo de calçado, porque andar no mato descalço é perigoso, principalmente, se pisar em cima de mboi, insetos perigosos ou espinhos, e esse tipo de calçados é importante para os jurua kuery, assim como para os Guarani e tantas outras etnias. Assim como os Guarani se adaptaram em muitas coisas dos jurua kuery, os jurua kuery se adaptaram a muitas coisas dos Guarani e de outras etnias, como tomar chimarrão, tomar banho, comer mandioca, comer milho, comer tapioca, dormir em redes e posso dizer que nem por isso eles foram chamados de aculturados ou de índios. Assim também são os índios, que se acostumam com certas coisas, mas nem por isso eles serão jurua ou deixarão de ser índios. Também não esqueceu de levar o petingua e um pedaço de fumo. Na ida, já foi dando uma pitada. É como uma proteção e uma forma de pedir licença para entrar na mata. Xiju andou bastante, viu vários tipos de animais, mas não caçou, pois o que ele queria mesmo era um ta’ytetu. As horas foram passando, até que de repente encontrou vários deles andando. Esperou que eles passassem, até que passou o último, deu um tiro e matou-o em cheio. Era uma espingarda velha, mas que ainda era de bom uso. (Aqui vocês estão vendo que Xiju caçou com uma espingarda, pois o arco e a flecha não são
usados mais por aqui. Continuamos a fazê-los para vender para os turistas, mas existem
nações que ainda usam o arco e a flecha para essa utilidade.)
Então Xiju pegou sua caça e voltou para sua casa. Sua mulher foi logo prepará-lo.
Depois de limpo, fez uma fogueira, não dentro da casa, mas ao lado e debaixo de uma
árvore imensa que se chama kovatingui, cujo nome em português eu não sei.
Enquanto Poty assava a carne, o Pajé pitava em seu petingua, apenas de short,
sem camisa, descalço e sentado no chão debaixo de outra árvore, para seu corpo refrescar.
De repente o cacique Tupã chegou e cumprimentou-o. Os dois são irmãos.
Ficaram proseando um pouco, ao mesmo tempo em que comiam a carne com farinha de
mandioca feita pela própria Poty, uma das coisas que ela mais gosta de fazer e ao lado da
casa havia uma plantação de mandioca que todo ano, sempre em agosto, é replantada.
Mais tarde, depois de comer e conversar, o cacique foi para sua casa, que fica ao
lado da opy.
ATIVIDADE:
1) O senso comum tem uma maneira de ver o indígena. Cite algum fato do texto que poderia causar estranhamento àquele que vê o indígena de acordo com o senso comum.
2) Há passagens do texto em que é possível inferir que, embora certas ações de Xiju façam parte de uma rotina, nem todas elas são programadas.
a) Cite um trecho em que é possível perceber isso.
b) O que essa característica permite inferir sobre a relação de Xiju com o tempo?
3) Que semelhança podemos estabelecer entre as aves que Xiju encontra pelo caminho e seu estado de espírito?
4) O texto mostra elementos das culturas indígena e não indígena. Podemos depreender do texto que há uma hierarquia entre elas?
5) Releia o seguinte trecho: "Quando chegou, foi brincalhão e sério ao mesmo tempo. Cumprimentou a água e pediu licença porque iria nadar mais uma vez."
a) Os adjetivos "brincalhão" e "sério" caracterizam a postura de Xiju diante das águas. Conforme os sentidos dessas palavras, há contradição no comportamento da personagem?
b) O modo como Xiju se coloca perante as águas da cachoeira denota que ele a enxerga apenas como um recurso hídrico?
6) Segundo a filosofia indígena, a terra não é apenas um bem material. Ela é um espírito protetor e que traz consigo a ideia de ancestralidade, isto é, a história daqueles que nela viveram. Assim, privar o indígena de sua terra é o mesmo que privá-lo de identidade, de valores e de cultura.
a) No texto, em que passagem é possível notar a presença desses valores?
b) Atualmente, fala-se muito em “estilo de vida sustentável”, que é um modo de viver e interagir com o mundo buscando a conservação do meio ambiente para as próximas gerações. Considerando aspectos de consumo, dieta e mobilidade, Xiju leva um estilo de vida sustentável?
Soluções para a tarefa
1) Um exemplo de senso comum, é a ideia do índio selvagem e similar à época da Colonização. Um fato que causa surpresa aos adeptos do senso comum, é o trecho que informa que o indígena utilizou uma espingarda ao caçar e não usa mais o arco e flecha.
2) A) É possível verificar isto na parte do texto que informa que o índio calçava sapatos ao entrar na floresta, pois este ato é uma escolha ou opção do próprio índio e não do grupo no qual ele pertence.
2) B) Xiju já assimilou diversos hábitos da sociedade moderna da atualidade e há uma adaptação da cultura indígena com outras culturas, de forma a otimizar o cotidiano do personagem.
3) Tanto as aves quanto o personagem Xiju estavam felizes e de bom humor, compartilhando do mesmo estado emocional, o qual era alegre.
4) Não necessariamente, pois há uma junção de culturas diferentes, as quais otimizam a rotina do personagem, que utiliza elementos de sua própria cultura e também de outras.
5) A) Não. O lado brincalhão do índio é um reflexo de seu bom humor, o qual não impede o personagem de enxergar os rituais de sua própria cultura com grande seriedade.
5) B) Não. O personagem enxerga as águas e a natureza de acordo com a sua própria cultura, a indígena, que vê a natureza como parte da própria religião e por isso o índio demonstrou imenso respeito à cachoeira.
6) A) É possível verificar estes valores no trecho: " Cumprimentou a água e pediu licença porque iria nadar mais uma vez."
6) B) Sim. O contato diário com a natureza e a forma como o personagem a vê, consiste em um estilo de vida também saudável e sustentável.