História, perguntado por eliezerzeze76, 9 meses atrás

me ajuda por favor ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por geovaniasouza571
0

Resposta:

2) O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.

3) Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo — com grande produção de café — e Minas Gerais — produtor de leite e maior polo eleitoral do país de então —, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante dos interesses de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco. Essa política perdurou até a Revolução de 1930.

4) A Política dos Governadores foi uma tentativa de associar as elites locais (geralmente latifundiárias) ao projeto de podar da Primeira República (ou da República Velha) no Brasil, que era capitaneado por elites locais de São Paulo e Minas Gerais.

Para que o poder federal pudesse ser cooptado por este grupo (relativamente pequeno, mas economicamente forte), alianças com lideranças locais eram estabelecidas de modo que as elites pudessem manter localmente a sua influência enquanto o poder federal era minimamente centralizado.

5)Para proteger os interesses dos cafeicultores, tornava-se necessário manter baixo o valor da moeda nacional. Assim, mesmo que o preço do café no exterior estivesse baixo, quando convertido em moeda brasileira dava bons lucros aos fazendeiros. A desvalorização da moeda nacional encarecia os produtos importados.

Perguntas interessantes