Química, perguntado por cesarsoares1, 1 ano atrás

me ajuda
Os compostos orgânicos que apresentam enantiômeros são identificados pelas letras d (dextrogiro) e (levogiro) antes da nomenclatura, de acordo com o desvio da luz plano polarizada. Porém, em aguns casos, as moléculas podem apresentar isômeros meso, que é um isômero inativo opticamente por compensação interna.

Portanto, a aleternativa que trás o número correto de estereoisômeros que a molécula 2,3-butanodiol apresenta, sendo isômeros dextrogiro, levogiro e meso, respectivamente:

Escolha uma:

a. 1; 1; 2.

b. 2; 2; 2.

c. 2; 1; 1.

d. 2; 2; 1.

e. 1; 1; 1.



Soluções para a tarefa

Respondido por valentinoz
4
ola, Cesar, bom dia !

tudo bem ?

vamos la ...

os chamados estereoisômeros, são átomos  ligados na mesma sequência , mas diferem no arranjo de seus átomos no espaço, elas guardam a relação de imagem especular entre si .um exemplo do dia a dia  para que voce possa entender são as nossas mãos , sao espelho uma da outra . 
*Os DEXTROGIROS sao quando a substancias giram no sentido horario( direita ) com uma luz polarizada e permanecem de forma especular ( igual o exemplo da mao que eu citei )
*os LEVOGIROS sao aqueles desviados com a luz polarizada para esquerda e permanecem de forma especular.
*ISOMERO MESO é quando os oticos se inativam devido a simetria dos dextrogiros e levogiros, ou seja o 2,3-butanodiol é tao perfeitamente simetrico ( mesmo girando os compostos) que nao desviam a luz polarizada, é como se nao fizesse a diferença.
1 dextrogiro(um giro para direita), 1 levogiro (um giro para esquerda ) e 1 meso( tanto faz na direita quando na esquerda que eles se nulam pois sao identicos).

1;1;1
ou seja letra E  
espero ter ajudado .
Anexos:
Perguntas interessantes