Me ajuda genteeeee ,quem já assistiu esses dois filmes pode me ajudar bastante por favor !!!
·Assistir os filmes
→conto de marques de sede
→ nome da rosa
→Analise os filmes ,esquematize as informações conforme o modelo
→ Modelo
nome do filme║ época e contexto histórico║ filosofia histórica envolvidas
Soluções para a tarefa
Nome do filme "O nome da rosa"
Época e contexto histórico: O filme é narrado pelo acompanhante do frade franciscano inglês Willian de Baskerville, o então noviço Adson de Melck. Conta os fatos ocorridos na última semana de novembro de 1327, em um mosteiro beneditino na Itália.
O frade Willian de Baskerville foi chamado para investigar os crimes que estavam ocorrendo no mosteiro beneditino italiano, onde sete monges em sete dias e noites foram encontrados mortos. Os monges foram levados a acreditar que as mortes dos sete monges era "obra de demônios".
A verdadeira causa dos padres no mosteiro foi o veneno incorporado a tinta usada para transcrever um Manuscrito atribuído a Aristóteles, uma comédia, proibida pelos padres beneditinos, que acreditavam quo o riso deturpava a moral do homem.
Na cena final do filme, Adso após manter relações sexuais com uma pobre moça local, foi obrigado a optar. Ou seguia seu mestre ou permanecia no local onde os fatos se passaram e onde os familiares da moça viviam na mais absoluta miséria. Adso seguiu em frente, acompanhando William.
Filosofia histórica envolvidas : Trata-se do século XIV que representou a decadência da escolástica, empenhada em controvérsias cada vez mais sutis e incapaz de formular novas contribuições de interesse para a filosofia. Foi um período de profunda crise que anunciou o final da época medieval.
Nome do filme: Os Contos Proibidos do Marquês de Sade
Época e contexto histórico: A história se concentra nos últimos anos da vida da personagem real de Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade, no período em que esteve internado no Asilo de Chareton, alguns anos após a Revolução Francesa, no período Napoleônico.
Internado nesse asilo, o Marquês se ocupa de escrever obras literárias de cunho libertino, além de montar peças abertas ao público no interior da instituição. Essas atividades recebem o apoio do diretor de Chareton, o Abade Coulmier, que acredita no caráter terapêutico que a escrita e as peças exercem sobre o Marquês.
Quando a obra de Sade (Justine) chega às mãos do Imperador Napoleão, este a considera extremamente subversiva. Como medida de represália, ele envia a Chareton o Dr. Royer-Collard para calar o Marquês, utilizando qualquer medida necessária.
O Dr. RoyerCollard é responsável pela retirada dos privilégios concedidos ao Marquês de Sade pelo Abade, o que provoca um atrito nas relações entre Coulmier e o Marquês.
Não importa o que Royer-Collard faça o Marquês sempre consegue que sua mensagem e sua obra vão a público, isto é, com a ajuda de Madeleine. Tiram-lhe as penas e as tintas, Sade se utiliza do vinho e dos lençóis. Retiram-lhe os lençóis e o vinho, Sade escreve com o próprio sangue.
Após ter sua língua cortada e de ser aprisionado nos porões do asilo, Sade continua a escrever, utilizando para isso seus próprios excrementos. È quando morre nos braços de Coulmier.
O filme termina com Royer-Collard recebendo um novo abade em Chareton e apresentando-lhe um Coulmier agora interno e escritor libertino. O próprio Dr. RoyerCollard passa a utilizar o asilo como lugar de impressão das obras do Marquês para a comercialização.
Filosofia histórica envolvida: O Iluminismo foi uma filosofia que combatia o Antigo Regime, Absolutismo e Mercantilismo, e pregava a liberdade econômica, a liberdade política e a igualdade jurídica.
Seus ideais conquistaram principalmente a burguesia e influenciaram importantes acontecimentos, entre eles, a Revolução Francesa. Negavam que a natureza era regida por Deus, para eles, as forças da natureza eram regidas por leis físicas. Valorizavam as ciências e combatiam o fanatismo e as crenças religiosas.
Bons estudos!