ENEM, perguntado por kleytonsoliveiovuyxt, 1 ano atrás

Comente sobra a importância de entrada de recursos internacionais para o crescimento econômico de um país ainda não desenvolvido, como o caso do Brasil, explicando basicamente a diferença entre recursos especulativos (fruto de especulação) de recursos com o objetivo de investimento de longo prazo.

Soluções para a tarefa

Respondido por KleytoOliveira
1

Direto ou em carteira: Direto, quando o investidor detém 10% ou mais das ações ordinárias, ou o direito a voto em determinada empresa, porcentagens inferiores são denominadas como investimento em carteira.

Investimento Estrangeiro Direto (IED): Divide-se em duas categorias, Participação no capital, que se refere aos ingressos de recursos relacionados com a aquisição, a subscrição e aumento do capital social das empresas brasileiras, já os empréstimos Inter companhias, englobam os créditos concedidos pelas matrizes, sediadas no exterior, ás suas subsidiarias estabelecidas no pais.

Investimento Estrangeiro em carteira (IEC): refere-se a aplicações internacionais em títulos brasileiros, na forma de ações ou títulos de renda fixa, negociados no pais ou no exterior.

O impacto desse investimento, seja qualquer um deles, é muito grande, para ter ideia em 2005, o investimento estrangeiro liquido atingiu US$ 15,1 bilhões, a expansão destes indicadores se dá cada vez mais no decorrer dos anos, o que representa crescimento econômico para o pais, estes são os recursos a longo prazo.

Recursos Especulativos: Os administradores destes recursos são pagos para alocar os valores sob suas responsabilidades nos mercados/países que apresentem as melhores perspectivas de valorização sem perder de vista sua capacidade de retirada, caso o ambiente econômico local gere incertezas ou a situação os obrigue a repatriar recursos para fazer frente, por exemplo, a resgate de cotas de seus fundos, originados por prejuízos em outras praças. Enfim, o longo prazo é inequivocamente feito de uma sequência de eventos de curto prazo. Se não houver sintonia entre os acontecimentos de hoje e as promessas quanto ao ambiente econômico esperado no longo prazo, as expectativas negativas se acumulam. Os projetos de investimento permanecerão no campo das intenções e o Brasil permanecerá na condição de nação de futuro, que nunca chega.
Perguntas interessantes