ME AJUDA É PARA AMANHÃ!!!!
1- Apresente três causas do Êxodo Rural no Brasil.
2- Cite 2 consequências causadas pela urbanização no Brasil.
3- Como a industrialização contribuiu para o aumento da urbanização?
4- Por que as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentam uma baixa urbanização.
5- Explique oque é uma região metropolitana.
6- De todos os problemas sociais e ambientais que estudamos, cite 3 que podemos encontrar na cidade em que você vive.
7- Qual é a diferença entre Agricultura Familiar e Agronegócio?
8- Qual é a relação entre a Expansão das Fronteiras Agrícolas no Brasil e os conflitos entre indígenas e fazendeiros?
9- Explique oque é Reforma Agrária.
10- Qual é a região brasileira mais urbanizada e a menos urbanizada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi, como vai?
1- Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas.
2- Destruição de rios e afluentes. O ritmo do crescimento do território urbano interfere diretamente no fluxo normal de rios e seus afluentes.
Aumento das inundações.
Desmatamento e redução da fauna e flora local.
Maior ocorrência de desabamentos.
Poluição atmosférica.
3- A industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos.
4- Essa fraca urbanização está sustentada no fato de que dessa região partiram várias correntes migratórias para o restante do país e, além disso, o pequeno desenvolvimento econômico das cidades nordestinas não era capaz de atrair a sua própria população rural.
5- Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.
6- Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.
7- A agricultura familiar é assim classificada justamente porque é a própria família que lida com a produção e a colheita. Já o agronegócio mantem-se nas mãos de tantas pessoas e se mantém com a obtenção de grandes quantidades de terras, e essas terras são principalmente para a produção internacional.
8- A fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Geralmente, é nessa zona que se registram casos de desmatamento ilegal e de conflitos envolvendo a posse e o uso da terra sobre as chamadas terras devolutas, espaços naturais pertencentes à união e que não são delimitados por propriedades legais, servindo de moradia para índios e comunidades tradicionais e familiares. A localização dessa área de expansão foi se modificando ao longo da história. Durante o período após o descobrimento, quando a Coroa Portuguesa decidiu implementar uma produção agrícola no país, a zona litorânea composta predominantemente pela Mata Atlântica constituiu-se, então, como a primeira fronteira agrícola brasileira.
9- Uma reforma agrária é uma reorganização das terras no campo. Acontece quando grandes porções de terra, até então concentradas na mão de um ou de poucos proprietários, são divididas em pequenas porções e distribuídas a outros donos, até então impossibilitados do acesso à terra.
10- A região Sudeste é a mais urbanizada do Brasil, com um grau de urbanização de 92,9%. A Região Nordeste, que é a menos urbanizada do Brasil, apresenta um alto índice de população urbana: 73,1%.
Explicação:
Espero que eu tenha ajudado, tchau!
Bons estudos pra você!!!