Geografia, perguntado por dizzy99, 8 meses atrás

ME AJUDA AQ (40 PONTOS) SE RESPONDER COISA SEM SENTIDO SO PRA PEGAR OS PONTOS VOU DENUNCIAR

1.) Qual é a semelhança existente entre a mensagem hinduista e o Cristianismo?
2.) Para que serve os textos sagrados?
3.) Quais as religiões citadas no texto?
4.) Quais dos ensinamentosque mais lhe chamou atenção? Explique:

Ensino Religioso

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por robertborges59
2

Resposta:

1) O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história.

Seus ensinamentos foram escritos de memória pelos seus discípulos, após suas respectivas mortes. Expõem seus valores utilizando provérbios, narrativas breves e parábolas simples, que todos entendem, tiradas da vida cotidiana acessíveis a todos, sem se prenderem a fórmulas ou dogmas.

Ambos se opõem à tradição religiosa e seus guardiões, à casta ritualista dos sacerdotes e doutores da lei, que são insensíveis com os sofrimentos do povo.

Ambos reúnem amigos, um círculo de discípulos e um grupo maior de seguidores em torno de si.

:: Cristianismo e budismo: semelhanças, diferenças e originalidades (I)

Para além destas semelhanças em suas condutas, temos também semelhanças em sua pregação. Eis algumas:

Apresentam-se como mestres. A autoridade não vem de sua formação escolar ou acadêmica, mas sim da experiência extraordinária de uma realidade completamente diferente.

- Apresentam uma mensagem de alegria (o Dharma e o Evangelho), que exige das pessoas uma mudança de atitude (metanóia – “andar contra a corrente”) e uma confiança (shraddha – fé). Não se trata de uma ortodoxia, mas sim de uma ortopraxia.

- Partem da condição provisória e efêmera do mundo, do caráter transitório de todas as coisas e da não-redenção do homem. Tudo isso se evidencia na cegueira e na loucura, na situação caótica, no envolvimento com o mundo e na falta de amor para com os semelhantes.

- Não pretendem dar uma explicação do mundo, pôr em prática especulações filosóficas profundas ou uma casuística legal erudita.

- Apontam um caminho de libertação do egoísmo, da dependência do mundo, da cegueira. Isto se consegue não por uma especulação teórica nem pelo raciocínio filosófico, mas sim por uma experiência religiosa e por uma transformação interior.

- Para se chegar à salvação, ambos não exigem condições especiais de caráter intelectual, moral ou ideológico. Basta que o ser humano ouça, entenda, e daí tire suas conclusões. Ninguém é interrogado sobre sua fé, nem se exige nenhuma declaração de ortodoxia.

2)Podemos dizer que os textos sagrados escritos têm a função de: a) Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.

3) Judeus, Muçulmanos, cristãos, Budistas, muçulmanos...

4) Para algumas pessoas, esse tipo de atitude é indispensável, enquanto, para outras, ultrapassa algumas linhas e pode caracterizar uma perda na liberdade de pensamento dos estudantes daquela instituição.

Por conta disso, precisamos ter uma conversa clara e objetiva sobre o assunto, a fim de desmistificar alguns pontos importantes e demonstrar a relevância e, obviamente, os benefícios de trabalhar a religiosidade no ambiente escolar.

Sendo assim, neste post, abordaremos as principais características do ensino religioso, suas vantagens e mostraremos como esse tipo de estratégia pode ajudar na formação de cidadãos realmente participativos em uma sociedade muito mais igualitária e justa.

Explicação:

É o que podemos aprender dos ensinamentos, e eu espero ter ajudado, não fiz querendo ponto, fui encontrar as respostas, sempre que precisar estamos aqui, obrigado!!!

Perguntas interessantes