Português, perguntado por joaopedro9012, 1 ano atrás

me ajuda ai pessoal por favor estou precisando dessa redação ai

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por samilymendessm
0

Estou plenamente convencido de que a cola tanto aumenta quanto maior é o descrédito do aluno pela prova. A cola justamente contesta o sistema de avaliação de provas, sobre o qual debruça-se grande parte de nosso ensino. A prova é uma avaliação das capacidades individuais do aluno entregue aos seus próprios conhecimentos. A cola perverte essa avaliação, suprindo o aluno por outras fontes. 

O aluno já sabe que a carreira de engenheiro é imensamente diferente de uma prova, daí seu ceticismo. Um problema real não possui nem sequer a sombra de semelhança com uma avaliação de faculdade. O engenheiro trabalha em equipe, possui a sua disposição consulta a literatura, estará livre para pensar em várias soluções, e sempre haverá revisões de seu trabalho final. Sua ferramenta é a capacidade de análise, não a memória. Em contrapartida, o ambiente de uma prova é artificial: Ser cobrado em duas horas a fazer manipulações complexas e específicas de matérias extensas, enclausurado e incomunicável preso numa carteira nem sempre confortável sob a vigilância de alguém pronto a suspeitar de seus menores movimentos. E a correção posterior não é mais justa, pressupõe a pergunta: “O aluno teve capacidade de guardar (não importa se decorado e memorizado ou aprendido e assimilado) a resolução destes n exercícios dos quais uma fração nem sempre amostral lhe será cobrada totalizando um índice de desempenho de 0 a 10?”.

Essa contestação vem desde o estudo. “Estudar para a prova” é uma grande elocubração, verdadeiramente forçar nos dias que antecedem o teste conhecimento no cérebro para demonstrá-lo na prova. Depois, se algo não for esquecido, tanto maior o lucro. E a isto se chama aprendizado. Verdadeiramente uma osmose reversa, usa-se uma pressão artificial e mecânica para fazer algum conhecimento penetrar na mente quando o contrário é o natural. Se permitem uma experiência minha, não me lembro de haver aprendido menos nas matérias sem prova (cuja avaliação era feita pela presença e trabalhos, com eventualmente alguma breve provinha) do que nas exaustivas sessões de esgotamento e desestímulo que antecediam a grandes provas de disciplinas pesadíssimas.

Daí ser a cola um assunto tão espinhoso. Porque invariavelmente quem cola já está tendo um juízo de valores sobre o modo de avaliação de uma prova. Verdadeiramente o aluno que cola tem certeza de que em nada seu desempenho profissional será afetado por fraudar sua performance numa prova. Pelo contrário, um exercício mal estudado ou um esquecimento por nervosismo pode causar uma reprovação numa disciplina chave (seja por efeito de pré-requisito, ou conflito de horários) e efetivamente atrasar uma colação de grau, realmente provocando sérios prejuízos profissionais. Não é nobreza nenhuma perder um precioso ano de carreira por um falso pudor em não colar.


joaopedro9012: isso tudo ai a redação sobre aqueles temas ?
samilymendessm: Nao fiz so o de colar na prova pra te dar uma ideia
joaopedro9012: mais eu ja quero pronto pq preciso para hj a noite na aula ainda
Perguntas interessantes