ME AJUDA AI
“Ora, a mente é dita sã”, escreveu Erasmo em O elogio da loucura (1509), “desde que controle adequadamente todos os órgãos do corpo”. Embora escrita quase 500 anos atrás num tratado em defesa do cristianismo, essa frase expressa mais ou menos nossas suposições modernas sobre a sanidade. Em primeiro lugar, que a sanidade é uma qualidade da mente, não do corpo (não descrevemos os corpos das pessoas como sãos ou insanos). Em segundo lugar, que é a função da mente sã controlar o corpo, e portanto que o corpo ficaria descontrolado – ou pelo menos fazendo coisas proibidas – se não estivesse sob a égide da mente. Em terceiro lugar, que o corpo é não só o tipo de objeto que pode ser controlado, como também o tipo de objeto que pode ser adequada ou inadequadamente controlado; portanto, o que a mente sã implica acima de tudo é adequação.
PHILLIPS, A. Louco para ser normal. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Os substantivos, na sua função de “atribuir nomes”, não se limitam aos seres, pois nomeiam também suas características, suas ações e seus sentimentos – casos em que são chamados de “substantivos abstratos”. Tendo isso em mente, bem como as demais características da classe dos substantivos, assinale a única palavra destacada no texto que pertence a esse conjunto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
A resposta é Sanidade
Respondido por
0
Resposta:
sanidade
Explicação:
O vocábulo “sanidade” é um substantivo abstrato, pois nomeia uma característica. No contexto, outro indicador de que a palavra pertence a tal classe é sua relação com o artigo “a”.
Perguntas interessantes
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás