Sociologia, perguntado por renans18, 7 meses atrás

Max Weber foi um dos precursores do estudo da burocracia. Seus estudos serviram de influência para outros sociólogos. Sobre o sistema burocrático, ele afirma:


A.
Não há no sistema burocrático superioridade técnica da burocracia no capitalismo em relação a outro modo de produção. A burocracia não tem normas nem está sujeita à jurisdição.


B.
Na burocracia existem relações de autoridade, determinadas por regras que exercem poder de coerção e consenso e são direcionadas aos indivíduos, aos grupos e às organizações na estrutura social.


C.
O poder na burocracia é exercido de forma horizontal, isto é, não existe hierarquia. As ordens estão fundamentadas na linguagem informal e os funcionários realizam suas funções de acordo com o que acreditam ser adequado ao seu trabalho.


D.
Na burocracia predomina a impessoalidade. Dessa forma, as atividades são realizadas sem nenhum critério racional, sem detalhamento, de forma aleatória e sem planejamento, para que não ocorra o emperramento dos trabalhos.


E.
Há flexibilidade de funções e cargos dentro das organizações no sistema burocrático. Cada funcionário pode realizar o trabalho de outro funcionário, não havendo hierarquia nem especialização de cargos e formação de carreira profissional.


1biomedicina2018: B- Na burocracia existem relações de autoridade, determinadas por regras que exercem poder de coerção e consenso e são direcionadas aos indivíduos, aos grupos e às organizações na estrutura social.

Soluções para a tarefa

Respondido por 1biomedicina2018
11

Resposta:

B- Na burocracia existem relações de autoridade, determinadas por regras que exercem poder de coerção e consenso e são direcionadas aos indivíduos, aos grupos e às organizações na estrutura social.

Explicação:

No sistema burocrático, há superioridade técnica da burocracia no capitalismo em relação a outro modo de produção. Na burocracia existem normas a serem cumpridas e o sistema burocrático está sujeito à jurisdição. O poder é hierarquizado, existindo relações de autoridade, determinadas por regras com poder de coerção e consenso direcionadas aos indivíduos, aos grupos e às organizações na estrutura social. As ordens são fundamentadas em linguagem formal e os funcionários realizam suas funções de acordo com as normas escritas, que são detalhadas e sem impessoalidade. Também há especialização das funções e dos cargos, sendo que cada funcionário é responsável pelo seu trabalho, posiciona-se na hierarquia de cargos na organização e conta com possibilidade de formação de carreira profissional.

Perguntas interessantes