Max Weber e Émile Durkheim foram (e ainda são) pensadores importantes para o início da Sociologia. Marque a alternativa correta sobre as visões dos autores em relação à forma como eles pensavam a sociedade:
a) Os dois autores concordavam em suas teorias e aplicavam o conceito de fato social.
b) Os dois autores utilizaram, em seus escritos, o conceito de ação social, que estabelece que os indivíduos criam a forma como irão viver em sociedade.
c) Weber se contrapõe a Durkheim por não ver a sociedade como algo superior e exterior aos indivíduos, e sim como o resultado de um conjunto de ações recíprocas destes.
d) Os dois autores concordavam no sentido de que o conceito de poder se iguala, chegando ao consenso de que o poder está localizado em alguma instância.
e) Os dois autores concordavam no sentido de que as interações sociais eram secundárias, pois poderiam não ocorrer em alguns grupos sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
c) Weber se contrapõe a Durkheim por não ver a sociedade como algo superior e exterior aos indivíduos, e sim como o resultado de um conjunto de ações recíprocas destes.
O conceito de ação social de Weber considera que o indivíduo é superior à sociedade, e não fruto de seus condicionamentos e regras, como defendia Durkheim.
Os pensadores sociólogos Max Weber e Émile Durkheim se contradiziam no que diz respeito ao pensamento referente a sociedade. Portanto, a alternativa correta é a letra C).
Max Weber x Émile Durkheim
Segundo Émile Durkheim, a sociedade era a responsável por formar as caraterísticas éticas e morais no indivíduo. Dessa forma, ela era a responsável por gerar os fatos sociais.
Contudo, Max Weber contrapõe esse pensamento defendendo que o indivíduo era o responsável por gerar o pensamento da coletividade, sendo assim o agente transformador e não o contrário.
Aprenda mais sobre Émile Durkheim aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22805995