maturacao e adolecencia minimo 20 linhas
PRA AMANHA , URGENTE
Soluções para a tarefa
RESUMO
O desenvolvimento humano emerge a partir da interação entre fatores biológicos e ambientais. O presente estudo de revisão teve como objetivo abordar as relações entre o desenvolvimento biológico e a experiência ambiental durante a infância e a adolescência e suas implicações para a aquisição de habilidades e capacidades motoras inerentes ao esporte. Durante a infância, em consequência do rápido desenvolvimento do sistema nervoso central, é fundamental que ocorra uma ampla e adequada variação dos estímulos ambientais, favorecendo assim o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. Na adolescência, ocorrem alterações biológicas associadas ao pico de produção dos hormônios testosterona no gênero masculino e estradiol no feminino, com grande variabilidade em relação à idade cronológica, o que acarreta na necessidade de ajustar os estímulos motores em função do estágio de maturação biológica e das experiências anteriores. A aquisição de habilidades motoras na infância tem importante relação com a continuidade da prática de atividade física e esportiva na adolescência e nos anos posteriores, favorecendo tanto a geração de futuros atletas como a promoção da saúde populacional.
Palavras-chave: desenvolvimento humano, desempenho motor, crianças e adolescentes.
Espero ter ajudado!
Uma aceleração do crescimento acontece durante a adolescência. A aceleração do crescimento nos meninos ocorre em meados da adolescência, entre as idades de 12 e 17 anos, e geralmente começa um ano após os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo. A aceleração do crescimento nas meninas ocorre no início da adolescência, entre os 9,5 e os 13,5 anos de idade. As meninas crescem cerca de nove centímetros durante seu ano de crescimento máximo. Os meninos se tornam em geral mais fortes e mais altos do que as meninas. Por volta dos 18 anos, aos meninos falta crescer cerca de dois centímetros e meio, e às meninas um pouco menos.
Caso o ritmo do crescimento não seja típico, especialmente em um menino cujo desenvolvimento está atrasado ou em uma menina cujo desenvolvimento ocorre cedo, pode haver estresse emocional. A maioria das crianças que cresce devagar acaba alcançando uma altura normal (consulte Atraso constitucional da puberdade). Contudo, adolescentes cujo crescimento está atrasado ou é anormal () devem ser avaliados para que se descartem doenças e outras causas físicas e para que eles sejam reconfortados.
Ta ai manin espero ter ajudado vlww....