Matéria: Orientação a objetos(de informática)
Os atributos de uma classe que iram definir quais mensagens podemos enviar, ou seja, quais são as operações que podemos solicitar que os objetos realizem.
Escolha uma opção:
Verdadeiro( )
Falso( )
Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Falso (x)
Os atributos de uma classe são variáveis do objeto que contém algum valor (como um inteiro) ou alguma referência (como outra classe).
No caso os métodos (ou funções) são operações que podemos solicitar que o objeto execute.
Imagine uma classe chamada Animal, essa classe tem os seguintes atributos:
[NOME DO ATRIBUTO]: [TIPO]
- Nome: string
- Idade: inteiro
- Familia: Familia_do_reino_animal (no caso a classe animal tem um atributo família que é uma referência para outra classe chamada Familia_do_reino_animal)
Com esse atributos podemos instanciar um novo animal, atribuir valores para cada atributo e então invocá-los para, por exemplo imprimir o nome do animal:
Animal animal1 = novo Animal { Nome = Sagui, Idade = 2, Familia = Haplorrhini }
Escreva(animal1.Nome)
A saída desse comando será:
Sagui
Agora, adicionemos o método 'andar' a classe animal:
Exemplo de estrutura de uma função:
funcao MÉTODO [NOME DO MÉTODO]( [PARÂMETROS] ) {
[ALGORITMO DA FUNÇÃO]
}
funcao string Andar() {
Escreva("Eu, " + Nome + ", andei.")
}
Ao chamar o método, temos:
animal1.Andar()
Saída no console:
Eu, Sagui, andei.