Sociologia, perguntado por fatimavensep0cf0l, 1 ano atrás

"Mas a revolução mesma, o ‘ponto de partida’, pode provavelmente ser situada, com a precisão possível em tais assuntos, em certa altura dentro dos 20 anos que vão de 1780 a 1800. [...] Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento da história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades."

HOBSBAWM, E.​ A Era das Revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, p.60.

Sabe-se que o conceito de revolução é impreciso, tampouco seu marco cronológico. Haja vista a complexidade do fenômeno que modificou a história econômica da humanidade. No entanto algumas delimitações sobre a Revolução Industrial são relevantes.

Nesse sentido avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. A Revolução industrial, no século XVIII, completou a transição do feudalismo ao capitalismo, dentro de um contexto de crescimento demográfico e aumento do volume de bens e serviços e foi um fenômeno predominantemente inglês.

PORQUE

II. Nenhum país europeu teve atuação tão eficiente quanto à Inglaterra em função do comércio entre os países da Europa, exploração colonial, tráfico negreiro e todos os demais componentes das práticas mercantilistas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por renatosduranp01yuh
3

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

O país mais característico dessa fase é a Inglaterra do final do século XVII. A evolução que sofreu desde o século XV (concentração da propriedade agrária, proletarização da mão de obra, atividade marítima e colonial) permitiu-lhe superar definitivamente os países dos pri- meiros descobrimentos (Espanha e Portugal, paralisados pelo excessivo afluxo de dinheiro e o parasitismo das rendas) e evoluir mais depressa que a Holanda (privada de recursos industriais) e a França (onde a estrutura agrária resistiu ao movimento de concentração das propriedades e de “cercamento” das terras comunais).

Pag 71.

Perguntas interessantes