Marx defende as liberdades políticas individuais, todavia opõe-se ao liberalismo e à concepção do Estado burguês. A restrição que Marx faz ao Estado de direito burguês é que esse Estado acaba representando os interesses das classes sociais dominantes, o que torna impossível defender os fins universais da sociedade no seu todo. Assinale o que for correto. *
a) Marx considera que a realização da liberdade humana e a emancipação do homem só podem realizar-se para além do formalismo jurídico do Estado burguês. A verdadeira liberdade e emancipação só podem acontecer quando a esfera da produção estiver sob o controle dos produtores diretos, isto é, os trabalhadores.
b) Para o materialismo histórico, as relações sociais de produção são responsáveis pela formação do Estado que Marx considera como sendo a superestrutura jurídica e política da sociedade.
c) Para Marx, a liberdade deve ser universal, isto é, para todos os homens; razão pela qual só pode realizar-se com o fim da sociedade de classes.
d) Para Marx, o Estado burguês sustenta uma economia de mercado em que tudo pode transformar-se em mercadoria, inclusive o trabalho que pode ser comprado e vendido como qualquer mercadoria; nesse processo, o trabalho e o homem alienam-se.
e) Todas as alternativas estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1 é verdadeira no sentido que Marx considera que os seres humanos são naturalmente cooperativos e que o Estado é, por sua própria essência, um malefício.
Explicação:
Isto é o resultado de um esforço revolucionário.
8 é verdadeira, fazendo isto ao reforçar o capitalismo, modelo econômico que movimenta o Estado burguês.
pcjovanaci:
é a "A"?
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás