Martinho depois de queimar a Bula em público, com que o Papa o excomungara,
escapou a condenação à fogueira porque lhe valeu a protecção dos príncipes alemães.
Porque os príncipes da Alemanha protegeram Martinho Lutero?
Soluções para a tarefa
Opa, tudo certo?
Vamos lá:
O Imperador Carlos X recebeu uma ordem do Papa para reunir os senhores feudais do Império Germânico (futura Alemanha) e levar Lutero para tal reunião, afim de desmoralizá-lo, ou seja, colocá-lo em uma saia justa, para que os senhores feudais não acreditassem nas ideias dele e não seguissem a reforma de Lutero, tal reunião ocorreu em 1521 e ficou conhecida como Dieta de Worms.
Porém, durante a reunião, aconteceu o contrário, Lutero disse que acreditava que o Estado deveria estar acima do clero e que as terras que pertenciam a igreja deveriam retornar aos senhores feudais. Deste modo, os senhores feudais, que no Império Germânico eram chamados de príncipes, adoraram a ideia de Lutero, afinal, eles ganhariam mais terras.
Deste modo, Lutero acaba criando ainda mais inimigos, pois os católicos presentes na reunião não gostaram nem um pouco de como a ideia de Lutero foi comprada por outros príncipes.
Com isso, os príncipes que foram na ideia de Lutero, ajudaram ele a fugir e o protegeram dos demais príncipes católicos e do Imperador. Nesse período de reclusão de Lutero, ele traduz a Bíblia para o alemão e cria sua Doutrina.
Espero ter ajudado ;)
Qualquer dúvida, só dizer.