marque V se verdadeiro e F se falso. justifique as falsas:
( ) a bexiga natatória dos peixes servem para ajudar o peixe a flutuar.
( ) os peixes cartilaginosos possuem opérculo cobrindo suas brânquias.
( ) pecilotérmicos são animais os quais sua temperatura varia de acordo com o ambiente.
( ) os peixes apresentam respiração branquial ou seja respiram através de brânquias.
( ) as nadadeiras, a cauda e a forma hidrodinâmica do corpo são adaptações aquáticas dos anfíbios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V, F, V, V, F.
Explicação:
A bexiga natatória é uma bolsa de gás que apresenta a função de aumentar a flutuabilidade, garantindo ao peixe regular sua posição na água. Quando o peixe mergulha, a pressão da água sobre o peixe pressiona a bexiga natatória, tornando-o mais denso e garantindo que ele afunde
Outra diferença marcante diz respeito às brânquias. Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção
Os répteis são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos, isto é, sua temperatura varia de acordo com o meio ambiente. Quando faz frio, esquentam-se ao sol ou sobre rochas quentes, e quando faz muito calor, refugiam-se debaixo de vegetação ou em tocas.
A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado. O processo para a retirada do oxigênio inicia-se com a entrada da água pela boca e a saída através das fendas branquiais.
As principais adaptações dos anfíbios ao novo modo de vida são os dois pares de extremidades locomotoras (eles são tetrápodes), a respiração pulmonar e a epiderme dotada de uma fina camada córnea. A pele, embora ofereça certa proteção contra a desidratação, ainda é permeável, permitindo uma eficiente respiração cutânea. Esse processo também é facilitado pela abundante secreção de suas glândulas mucosas.