Marque o que é correto afirmar sobre a escolástica.
No sentido tomista, a ataraxia atua para que o homem encontre o caminho do bem.
Para Tomás de Aquino, os hábitos são inatos.
Despreza a experiência sensível.
Para Tomás de Aquino, a justiça comutativa é a que se dá nas relações entre indivíduos particulares.
Para Tomás de Aquino, a justiça cuida da conduta interior do homem enquanto as outras virtudes cuidam da conduta exterior.
Pergunta 2
0.1 pontos
Marque a alternativa correta.
A experiência da mística, do ponto de vista do sujeito, é trans racional.
A tradição mística especulativa se desdobra em duas grandes fases, a primeira de caráter aristótelico e a segunda de caráter neoplatônico.
Mística e teologia são abordagens incompatíveis.
A mística mistérica é a forma original da mística cristã.
A mística especulativa, embora seja um caso de pleonasmo, tem uma denominação que se presta a delimitar o espaço em que atua a mística.
Pergunta 3
0.1 pontos
Relacionam-se com Agostinho, exceto:
Cidade dos Homens.
neoplatonismo;
fé em busca da inteligência;
confiança nos dados provenientes dos sentidos;
alma em decadência;
Pergunta 4
0.1 pontos
A respeito de Agostinho, marque a afirmativa correta.
Afirma que a justiça humana, graças ao uso da razão, é perfeita.
Afirma que a vida terrena tem valor em si e deve ser desfrutada com liberdade.
Afirma que a lei dos homens também pode ser divina.
Afirma que até as leis injustas devem ser cumpridas.
A definição de justiça de Agostinho é juspositivista.
Pergunta 5
0.1 pontos
Marque a opção incorreta.
Tomás de Aquino nunca chegou a ter autonomia frente à obra de Aristóteles.
O homem na concepção tomista é composto de corpo e alma.
A busca de conciliação entre razão e fé persiste durante o período escolástico, que pode ser dividido em três fases.
Tomás de Aquino demonstrou uma individuação que contribui para a valorização do homem enquanto ser original, para a construção de uma ideia de dignidade única e própria a cada ser humano, que será completada apenas no século XVIII por Kant.
A escolástica tem origem num contexto de retomada do período clássico.
Pergunta 6
0.1 pontos
São questões características da filosofia cristã, exceto:
demonstrar racionalmente a verdade da fé;
a trindade;
a busca pela arché.
a dualidade liberdade e salvação;
a relação entre fé e razão;
Pergunta 7
0.1 pontos
Pode-se afirmar que:
a teologia medieval se submete à filosofia medieval;
a mística cristã como um todo se caracteriza, de fato, como um único tronco, cujas raízes estão no texto do Velho Testamento.
A mística anula a discussão a respeito da relação entre razão e fé.
o significado de “mística” manteve-se intocado da Idade Média até os dias atuais;
há três grandes formas de experiência mística na cultura ocidental.
Pergunta 8
0.1 pontos
Relacionam-se com Tomás de Aquino, exceto:
alteridade;
sinderese;
jusnaturalismo;
lex divina, natural e humana;
Édito de Milão.
Pergunta 9
0.1 pontos
São apologistas:
Plotino e Celso;
Tertuliano e Celso;
Tertuliano e Orígenes;
Celso e Orígenes;
Plotino e Orígenes.
Pergunta 10
0.1 pontos
Marque a opção incorreta.
Uma das grandes questões que surgem no início do medievo é sobre como conciliar fé e razão.
O traço principal que encontramos na filosofia medieval é a relação entre a experiência humana e a existência do sagrado.
Devido à forte influência da Igreja no período, é difícil separar completamente a filosofia da teologia no pensamento medieval.
O cristianismo, em seu início, era apenas uma dentre várias manifestações religiosas que conviviam dentro do Império Romano.
A relação do cristianismo com o Império Romano foi linear e homogênea desde o seu nascimento.
mariliammb:
1)Para Tomás de Aquino, a justiça comutativa é a que se dá nas relações entre indivíduos particulares.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Explicação:
1-E, 2-D, 3-B,4-C,5-A
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
C
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás