Sociologia, perguntado por Martasilva11111, 1 ano atrás

Marque F para (falso) ou V (verdadeiro) para as seguintes questões: A desigualdade de renda repercute de maneira direta nas desigualdades educacionais: () É por isso que o Brasil vive o paradoxo de ser uma das 10 economias mais potentes do mundo e ao mesmo tempo ocupar o 67 lugar no IDH (índice de desenvolvimento humano). () O estudo da desigualdade escolar não pode ser atribuído apenas ao nível socioeconômico das famílias. Esta é uma das variáveis que menos repercute sobre o rendimento dos alunos. () As condições de vida dos 30% mais pobres do Brasil são inaceitáveis para o resto da população. Como lembra Casassus (2007,p.38), foi-se criando uma distância cada vez maior entre, de um lado, os que têm uma Boa educação e uma boa situação econômica e, de outro, os que correm o duplo risco de ter uma educação deficiente e viver na pobreza. ()É possível inferir que o sistema educacional está enraizado em uma sociedade estruturada por relações sociais desiguais, com consequências profundas no rendimento escolar. Uma sociedade injusta não consegue produzir uma escola justa. () Em nossa sociedade, a escola funciona como uma instituição limitadoras das oportunidades, uma vez que a outorga do diploma escolar não garante mais uma colação segura no mercado de trabalho e tampouco representa expectativas ampliadas em relação ao futuro.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
7

Olá,


Vamos analisar as alternativas:


A desigualdade de renda repercute de maneira direta nas desigualdades educacionais:


(V ) É por isso que o Brasil vive o paradoxo de ser uma das 10 economias mais potentes do mundo e ao mesmo tempo ocupar o 67 lugar no IDH (índice de desenvolvimento humano).


Verdadeiro - A desigualdade de renda e de acesso a educação reflete no baixo IDH.


(V ) O estudo da desigualdade escolar não pode ser atribuído apenas ao nível socioeconômico das famílias. Esta é uma das variáveis que menos repercute sobre o rendimento dos alunos.


Verdadeiro - Outras variáveis também são fundamentais.


( V ) As condições de vida dos 30% mais pobres do Brasil são inaceitáveis para o resto da população. Como lembra Casassus (2007,p.38), foi-se criando uma distância cada vez maior entre, de um lado, os que têm uma Boa educação e uma boa situação econômica e, de outro, os que correm o duplo risco de ter uma educação deficiente e viver na pobreza.


Verdadeiro - Esse duplo risco na realidade faz referência a estes dois fatores que já estão interligados: déficit de educação e pobreza.


(V )É possível inferir que o sistema educacional está enraizado em uma sociedade estruturada por relações sociais desiguais, com consequências profundas no rendimento escolar. Uma sociedade injusta não consegue produzir uma escola justa.


Verdadeiro - A educação reflete desigualdades sociais.


(F ) Em nossa sociedade, a escola funciona como uma instituição limitadoras das oportunidades, uma vez que a outorga do diploma escolar não garante mais uma colação segura no mercado de trabalho e tampouco representa expectativas ampliadas em relação ao futuro.


Falso - O desenvolvimento educacional está relacionado a oportunidades de desenvolvimento social.

Perguntas interessantes