Marque com (X), as alternativas corretas. (Capitulo 1, A proclamação da República e seus
desdobramentos; pag.7, 8, e 9).
a) ( ) A constituição 1824 o império passou controlar a Igreja por meio do beneplácito e padroado.
b) ( ) Em 1864, o papa Pio IX proibiu os católicos de fazerem parte da Maçonaria.
c) ( ) Nos anos 1980, o movimento Republicano ganhou força; foram fundadas centenas de clubes
e dezenas de jornais republicanos por todos os países.
d) ( ) no segundo Reinado, os dois únicos partidos, Liberal e o conservador, controlavam o poder
enquanto a imensa maioria da população continuava excluída do direito à cidadania.
e) ( ) No dia 9 de Dezembro de 1987, o major Constant discursou no Clube Militar, pedindo poderes
para mudar a situação dos militares.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Proclamação da República foi um golpe militar que marcou o fim do Império do Brasil e o início da República. Ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, executada pelo marechal Deodoro da Fonseca.
Leia também: 7 de setembro – Independência do Brasil
Embora tenha sido conduzida pelo movimento republicano, com representantes como Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant, José do Patrocínio, entre outros, a Proclamação da República representou, sobretudo, o enfraquecimento da monarquia. A crise do Império foi marcada por três questões que abalaram a relação do Império com suas principais fontes de sustentação política: a questão religiosa, a questão abolicionista e a questão militar.
Quadro pintado por Benedito Calixto, em 1893, retratando a Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889.
Crise do Império
A crise do Império diz respeito a uma série de transformações que ocorreram no Brasil desde o século XVII e que levaram ao enfraquecimento da monarquia, sobretudo durante o Segundo Reinado, ocasionando o fim do Império no Brasil e início da República, em 1889.
Ela pode ser explicada a partir de uma junção de fatores externos e internos, que se desenvolveram ao longo do século XIX. Externamente, três eventos foram importantes para o enfraquecimento das monarquias absolutistas na Europa: a Revolução Gloriosa (1688), a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789). Nesse contexto, o modelo republicano surgiu como alternativa, sobretudo com a crescente influência do positivismo (corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade) sobre as classes médias e intelectuais.
Internamente, algumas “questões” são apontadas como decisivas para o enfraquecimento da monarquia brasileira e, consequentemente, a instauração da República em 1889, sendo elas a questão religiosa, a questão abolicionista e a questão militar.
Explicação: