Marque a questão falsa no que concerne aos estudos feitos sobre educação para a paz e educação intercultural:
a.
Se a cultura diz respeito à vida concreta de um povo em sua totalidade, a paz diz respeito à realização dessa vida em plenitude e, consequentemente, aos meios materiais e espirituais de sua realização.
b.
Ao refletir sobre a educação para a paz, Francisco Aquino Junior resgatou o conceito bíblico-teológico de shalom, traduzido na língua portuguesa por paz. A paz, portanto, diz respeito a ausência de guerra, de violência física e de derramamento de sangue. Shalom nada tem a ver com a justiça, a saúde, a prosperidade, a felicidade, a salvação, a libertação, a inteireza, a integridade, a completude, com a garantia das condições materiais e espirituais da vida, com a harmonia e a serenidade interior e com a relação com os outros e com Deus.
c.
Vera Candau ao discorrer sobre a perspectiva intercultural afirma que esta quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Uma educação para a negociação cultural, que enfrenta os conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas. (...) está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade.
d.
Para a promoção de uma educação intercultural em perspectiva crítica e emancipatória, que respeite e promova os direitos humanos e articule questões relativas à igualdade e à diferença, um dos desafios a enfrentar é a desconstrução das naturalizações de preconceitos, estereótipos, imaginários e discriminações impregnadas nas relações sociais, monoculturas, etnocentrismos e em pretensas “universalidades.”
e.
Cultura de paz é um modo de organizar e dinamizar a vida, no qual se garantam, de modo equitativo, as condições materiais e espirituais da vida humana, tanto individual quanto coletivamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b essa é a resposta correta
Sobre a educação para a paz e a educação intercultural, é incorreto o que se afirma na Alternativa B, pois dissocia alguns conceitos fundamentais dessa importante área da educação.
Cultura e paz são termos relacionados, pois sem paz um povo não realiza sua cultura, e sem cultura, um povo não se considera completo, pois suas tradições e modo de vida são elementos que fazem sua história permanecer viva e garantir seu legado para a posteridade.
Tais estudos são relevantes ao se entender que cultura também causa a perda da paz, pois alguns povos não aceitam a cultura uns dos outros, são intolerantes, e geram conflitos ao oprimirem seus semelhantes.
Assim como as demais e corretas alternativas sugerem, a intenção desses estudos é promover uma vivência equitativa de todos, ao fomentar a cultura de paz, onde os diferentes povos se sintam respeitados ao disseminar seus preceitos.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/50251217
Bons estudos!