Química, perguntado por lucasccb28, 5 meses atrás

Marque a opção que caracteriza (I) A Sílica e (II) Silicatos respectivamente.
Escolha uma opção:
a. (I) pode ser composta na forma de um sólido cristalino ou vidro, com um elevado grau de aleatoriedade atômica, o que é uma característica dos líquidos; tal material é conhecido por sílica fundida ou sílica vítrea; (II) uma estrutura bidimensional em lâminas ou camadas pode também ser produzida pelo compartilhamento de três íons oxigênio em cada um dos tetraedros, que se compõe silicatos em camadas;
b. (I) As suas estruturas são relativamente complicadas e comparativamente abertas (II) é um elemento que existe em várias formas polimórficas e também no estado amorfo;
c. (I) a sílica também pode ser constituída na forma de um sólido não cristalino ou vidro, com um elevado grau de aleatoriedade atômica; (II) os silicatos simples são aqueles que mais estruturalmente envolvem tetraedros isolados.
d. (I) elevado grau de aleatoriedade atômica, o que é uma característica dos líquidos; tal material é conhecido por sílica fundida ou sílica vítrea; (II) é um elemento que existe em várias formas polimórficas e também no estado amorfo;

Soluções para a tarefa

Respondido por gaviolibm
0

Resposta: letra c

Explicação:

Sílica

Estruturalmente, ela consiste em uma rede tridimensional que é gerada quando todos os átomos de oxigênio localizados em vértices, em cada tetraedro, são compartilhados por tetraedros adjacentes.

Se esses tetraedros forem arranjados de maneira regular e ordenada, forma-se uma estrutura cristalina. Existem três formas cristalinas polimórficas principais para a sílica: quartzo, cristobalita e tridimita. As suas estruturas são relativamente complicadas e comparativamente abertas; isto é, os átomos não estão densamente compactados. Como consequência, essas sílicas cristalinas possuem densidades relativamente baixas.

Também pode ser constituída na forma de um sólido não cristalino ou vidro, com um elevado grau de aleatoriedade atômica, o que é uma característica dos líquidos; tal material é conhecido por sílica fundida ou sílica vítrea. Como ocorre com a sílica cristalina, a estrutura tetraédrica de Si-O é a unidade básica; além dessa estrutura, existe uma desordem considerável.

Silicatos

Para os vários minerais à base de silicato, um, dois ou três dos átomos de oxigênio nos vértices dos tetraedros de são compartilhados por outros tetraedros para formar algumas estruturas consideravelmente mais complexas.

Tipos:

Silicato simples: Dentre esses silicatos, aqueles mais estruturalmente simples envolvem tetraedros isolados;

Silicatos em Camadas: Uma estrutura bidimensional em lâminas ou camadas pode também ser produzida pelo compartilhamento de três íons oxigênio em cada um dos tetraedros.

Carbono

O carbono é um elemento que existe em várias formas polimórficas e também no estado amorfo. Esse grupo de materiais não se enquadra, na realidade, dentro de qualquer um dos esquemas de classificação tradicionais para metais, cerâmicas e polímeros.

Entretanto uma das formas da Grafita polimórficas, é algumas vezes classificada como uma cerâmica e, além disso, a

estrutura cristalina do diamante, uma outra forma polimórfica do carbono, é semelhante àquela apresentada pela blenda de zinco. O tratamento dos materiais feitos de carbono se concentrará nas estruturas e nas características da grafita, do diamante e dos novos fullerenos, além dos usos atuais e potenciais desses materiais.

Perguntas interessantes