Marina produziu artesanalmente um peso de porta no formato de um paralelepípedo reto-retângulo e colocou, em uma de suas bases, uma alça de barbante, para que ele pudesse ser transportado. Um esboço desse peso de porta com suas dimensões externas estão representados na figura abaixo.
Qual é a medida do volume, em centímetros cúbicos, desse peso de porta produzido por Marina?
17 cm³.
22 cm³.
120 cm³.
164 cm³.
Soluções para a tarefa
A medida do volume desse peso de porta é 120cm³.
Esta é uma questão sobre sólidos geométricos. Quando falamos de sólidos queremos passar a ideia de que esse objeto é tridimensional, ou seja, que ele existe num espaço e não apenas em um plano. Essa porção de espaço que o objeto ocupa é o que chamamos de Volume.
O volume de um corpo é uma grandeza tridimensional, e em sólidos regulares é calculado por meio da multiplicação dessas três dimensões: comprimento, largura e altura.
O enunciado nos forneceu um paralelepípedo como objeto a ser analisado, de largura igual a 4cm, comprimento de 3cm e altura de 10cm, o que nos fornece um volume de:
O volume do peso de porta produzido por Marina é 120 cm³.
A tarefa apresenta um paralelepípedo e questiona a medida de seu volume em cm³. Nesse sentido, um paralelepípedo é um sólido geométrico, isso significa dizer que possui altura, largura e comprimento.
Note que o paralelepípedo produzido por Marina possui altura igual a 10 cm, largura igual a 3 cm e comprimento igual a 4 cm.
O volume de um paralelepípedo pode ser calculado através da fórmula: V = a . b . c (onde a, b e c correspondem a comprimento, largura e altura):
V = a . b . c
V = 4 . 3 . 10
V = 12 . 10
V = 120 cm³
Conclui-se, então, que a medida do volume, em centímetros cúbicos, desse peso de porta produzido por Marina é igual a 120 cm³
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/4217524