Maria é uma mulher de origem simples que sempre morou em uma cidade pequena no interior de Minas Gerais. Durante sua infância teve pouca oportunidade de estudar, na mocidade, preferiu trabalhar para criar o filho, mas sempre acreditou na importância dos estudos. Com o filho já crescido, ela teve a oportunidade de ter uma formação superior e conseguiu ir para outro estado para estudar, mas se deparou com os constantes questionamentos sobre seu sotaque, o significado de algumas palavras, qual era sua cidade e muitas vezes passou por situações de sorrisos, piadas e constrangimento, o que a fazia se sentir excluída. Foi por isso que Maria procurou conhecer sobre as formas distintas de falar, conheceu a variação linguística e o estudo da Sociolinguística. Por meio do estudo e sua força de vontade, entendeu a linguagem formal e informal, e os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, considerando a região, a época, o contexto, as experiências e as necessidades do indivíduo. Dessa forma, Maria se tornou uma estudiosa da Linguística, compreendendo que não há uma única maneira de se expressar e que, portanto, não há apenas um modo único e certo de se comunicar. A partir do caso exposto e dos conhecimentos abordados em "Linguagem, Interação e Comunicação", assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: O estudo de caso demonstra que a forma de se comunicar de Maria é incorreta. Alternativa 2: O estudo de caso aponta que os questionamentos foram específicos acerca da região de origem da Maria devido a sua forma de falar. Alternativa 3: O acesso ao estudo permitiu que Maria obtivesse o conhecimento acerca da Sociolinguística e do preconceito linguístico que sofreu algumas vezes. Alternativa 4: A universidade de Belo Horizonte, que Maria iniciou os estudos, continha muitos alunos de outros estados, por isso os constantes questionamentos. Alternativa 5: O preconceito linguístico é uma situação ausente no estudo de caso, que demonstra o incentivo da universidade para que Maria aprendess
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
Por ela ter se especializado e estudado mais a fundo descobriu as variações linguísticas e seus diversos tipos como:
Sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Logo,ela percebeu que há diversas formas de falar e a sua só por ser diferente não pode ser considerar errada.
Ademais, a variação linguística no caso dela antes(por ser de uma região diferente) configura-se como uma variação diatópica (regional).
Após obter acesso ao estudo, Maria obteve conhecimento sobre a linguagem e suas variações, permitindo que reconhecesse o preconceito sofrido algumas vezes. Portanto, a alternativa correta é a 3.
O que são variações linguísticas
Variação linguística é o movimento natural de um idioma ou língua, que sofre modificações e alterações ao longo da história e de culturas para se adequar aos falantes. Essa mudança ocorre pelos próprios indivíduos que a utilizam. Importante ressaltar que não se trata de um "erro" ou "modo incorreto" de se manifestar verbalmente.
Saiba mais sobre variações linguísticas em: brainly.com.br/tarefa/24750679
#SPJ2