Ao longo dos últimos 70 anos de estudos, o termo ergonomia tem sido usado como sinônimo de Fatores Humanos, termo que foi adotado em alguns países e tem se consolidado como uma área do conhecimento única e independente que foca na natureza da interação entre o homem e os objetos, vista a partir da unidade entre as áreas da engenharia, saúde, ciência, design, tecnologia e administração de sistemas compatíveis com o homem, incluindo uma variedade de produtos naturais e artificiais, processos, sistemas e ambientes. A ergonomia no Brasil se desenvolveu tardiamente. Adaptado de: RAZZA, B. M. Análise Ergonômica do Trabalho. Maringá: Unicesumar, 2017. Sobre os estudos da ergonomia, analise as alternativas e assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa V
Explicação:
Pagina 40 do livro didático
Sobre a ciência da ergonomia e seu desenvolvendo, sobretudo no Brasil, é correta somente a alternativa 5, pois é certo o que ela fala sobre as Normas Regulamentadoras no campo da ergonomia (NR 17).
Verificação das alternativas:
- É incorreta a alternativa 1, pois no Brasil não existem no momento cursos superiores de ergonomia, existindo apenas especializações nesta área, que requerem do profissional uma formação em cursos que se relacionem com a atuação ergonômica.
- A alternativa 2 é incorreta, pois a legislação sobre práticas seguras no trabalho é ampla e reúne bons frutos dos estudos nessa área, tendo como principal lei a Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
- A alternativa 3 é incorreta, pois apesar das diferentes fases de desenvolvimento da ergonomia, ela foi apenas reconhecida como ciência nos próprios tempos contemporâneos.
- Também é incorreta a alternativa 4, uma vez que o objetivo da ergonomia é a garantia de conforto, segurança e eficiência, principalmente no ambiente de trabalho.
- A única alternativa correta é a 5, pois traz características verdadeiras acerca das NRs.
Seguem as alternativas abaixo que complementam a questão:
"Alternativa 1 - Atualmente no Brasil, existem vários cursos superiores na área da ergonomia.
Alternativa 2 - A legislação a respeito de práticas seguras no trabalho, apesar de ter vários estudos, ainda não é ampla.
Alternativa 3 - A ergonomia contemporânea foi introduzida e entendida como uma padronização e uma ciência aplicada em tempos diferentes.
Alternativa 4 - O principal foco nos estudos de ergonomia é alavancar o índice de produção em massa em indústrias de grande e médio porte.
Alternativa 5 - As normas regulamentadoras (NRs), possuem um amplo sistema de fiscalização, melhora da tecnologia e da consciência empresarial."
Para saber mais sobre ergonomia:
https://brainly.com.br/tarefa/20622450
#SPJ2