Maria é uma adolescente de 14 anos que apresenta autismo e deficiência intelectual associada a dificuldades motoras, mas bem desenvolvida do ponto de vista físico. Atualmente está matriculada na 3a série do ensino fundamental I e tem progredido em suas aprendizagens acadêmicas. Maria, entretanto, convive com alunos bem menores que ela e atualmente tem demonstrado desinteresse pelas atividades acadêmicas e pelo convívio com os colegas. Nesse caso, qual deve ser a atitude adequada da professora?
Soluções para a tarefa
A partir da análise do enunciado, podemos afirmar que a professora deve formar um plano de aprendizagem que seja individual para Maria, e que tente aos poucos promover a inclusão social em atividades com os colegas de classe.
- Explicação da resposta :
Não existe um modelo para como atuar com estudantes que possuem alguma neurodivergência como por exemplo o autismo. Isso porque cada autista é diferente um do outro, alguns podem por exemplo serem introvertidos e quererem se isolar dos colegas, outros podem ser extrovertidos e apresentar uma boa interação com os colegas de classe. Alguns podem apresentar deficiência intelectual (DI) outros não, alguns podem possuir mais de uma neurodivergência, como autismo e TDAH, ou autismo e AH/SD (Altas Habilidades/Super Dotação), autismo e dislexia, outros podem ter apenas autismo, outros apenas TDAH, e cada uma dessas neurodivergências vai ser diferente em cada pessoa que possui. Por exemplo, se tem um autista com TDAH, e outro autista com TDAH, muito provavelmente você não vai apresentar o mesmo plano de ensino para os dois autistas, apesar de possuírem as mesmas neurodivergências. Portanto, as medidas seriam tomadas analisando o comportamento de Maria em sala de aula.
Uma das medidas que poderiam ser tomadas, é promover atividades que estejam relacionadas com o hiperfoco de Maria, se ela possuir, por exemplo, hiperfoco em músicas, a professora poderia tentar fazer uma aula que esteja ligada com o tema de música, e isso pode fazer com que Maria apresente um grande interesse na aula.
Entretanto, como dito anteriormente, a questão de como a professora vai atuar depende muito das características do TEA (Transtorno do Espectro Autista) que Maria possui.
Isso porque como proposto anteriormente, cada autista é único ao estarem incluídos no TEA, portanto, as dificuldades que cada autista possui devem ser individualizadas.
OBS : O TEA não é um espectro fixo, isso significa que o autista pode aumentar suas habilidades sociais, motoras, entre outras. Por exemplo, se Maria possui dificuldade em interagir com seus colegas, com as medidas corretas, e no tempo correto, Maria pode desenvolver suas habilidades que precisavam ser treinadas, podendo socializar melhor do que um neurotípico por exemplo.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47668559
https://brainly.com.br/tarefa/40324372
https://brainly.com.br/tarefa/1898768
Bons estudos e espero ter ajudado :)