Maria é proprietária de uma fábrica de salgados, os quais são comercializados em lanchonetes de universidades e escolas. No início do negócio, a produção era baseada em uma pequena variedade de produtos, que eram consumidos em grandes quantidades nos restaurantes para os quais fornecia. Contudo, com o passar do tempo, esta característica foi mudando: a tendência por uma alimentação mais saudável forçou Maria a introduzir novos produtos, como os integrais, sem glúten e sem lactose, além dos clássicos sabores de antes Certo dia, durante a entrega dos produtos em uma universidade, Maria escutou um grupo de alunos conversando sobre os impactos da variedade sobre a produção e percebe que este é um assunto importante. Por conta disso, decide procurar uma consultoria para contornar a situação. Você, como consultor designado pela empresa para assessorar Maria, poderia fazer quais considerações a respeito? Quais orientações pode dar à Maria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A fonte do problema relatado por Maria está relacionada, certamente, à introdução da variedade em sua linha de produção sem os devidos cuidado e preparação. Novos produtos sempre demandam variações em materiais e processos de fabricação – o que exige ajustes em vários aspectos (como o layout) – e geram impactos em diversos fatores, como custos. Isso pode provocar aumento nos custos, sem que esta variação possa ser repassada ao preço dos produtos, afetando, assim, o resultado.
Se a introdução da variedade for inevitável para o atendimento da demanda, é necessário que as modificações em produtos sejam avaliadas em conjunto com os processos envolvidos em sua fabricação. Assim, é possível estabelecer o arranjo físico adequado, permitindo que os impactos em custos sejam minimizados.
A orientação indicada é que Maria realize uma avaliação de seus produtos, tentando verificar semelhanças e diferenças em aspectos como materiais, processos, equipamentos e máquinas utilizadas. Após, deve avaliar as mudanças necessárias para que seu arranjo físico permita a fabricação dos produtos semelhantes, reduzindo potenciais desperdícios, como movimentação de pessoas e materiais, ou o tempo de preparação das máquinas, que, no caso de produtos diferentes, normalmente é mais elevado. Assim, reduzirá seus custos e trará maior facilidade às atividades de planejamento e controle de sua produção, atendendo à demanda ao mesmo tempo que preserva seus resultados.
Explicação: