Pedagogia, perguntado por roseneidebarboz, 3 meses atrás

Maria é professora em uma classe de segundo ano do ensino fundamental. Uma brincadeira que faz com suas crianças é “Conte um conto”. Nesta brincadeira as crianças são convidadas a criar um enredo a partir de imagens ou palavras geradoras. Segundo a professora, no começo, foi bastante angustiante para aqueles que sentiam dificuldade em realizá-la, mas como o contexto é lúdico e o compromisso é o de respeito entre todos, mesmo as crianças que diziam não querer participar cederam ao desafio, o que as ajudou a melhorar a própria escrita e leitura. Dentre as inúmeras propostas, Maria apresenta às crianças uma lista de palavras que devem ser usadas para a criação da história. Na sequência, cada um, à sua vez, escolhe uma palavra e escreve uma parte da história, e o último a jogar deve propor um final com a palavra que sobrou.

Considerando a atividade relatada acima, assinale a alternativa CORRETA.



Tendo em conta a atividade realizada pela professora Maria, podemos afirmar que por meio dessa atividade lúdica é possível realizar diagnósticos de comportamento individual e coletivo, realizar anamneses para conhecer os estágios de desenvolvimento em que as crianças se encontram, reconhecer o universo de ideias, os conflitos e problemas de leitura e escrita vivenciados por cada criança.

A brincadeira “Conte um conto” corresponde a uma atividade na qual os estudantes são tratados como receptáculos de conteúdos, ou seja, como seres que não possuem habilidades. Trata-se, portanto, de uma atividade que não contribui para a construção de competências.



Na atividade “Conte um conto” a intervenção intencional baseada na observação realizada pela professora impossibilita o enriquecimento das competências leitoras, escritoras, imaginativas e criativas das crianças, pois, nessa brincadeira a criança está apenas se distraindo.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasjosesilva444
1

Resposta:

não sei desculpa por favor mesmo espero que consiga

Perguntas interessantes