Maria começou a treinar para correr maratonas. Ela tem reclamado muito de dores fortes na região que aparece na imagem acima Por isso, foi conversar com o professor que a auxilia nos treinos, para tentar fazer exercícios específicos a fim de diminuir as fortes dores e fortalecer essa região. Você precisa auxiliar o professor a explicar para a Maria como essa estrutura é composta. Observando a imagem, responda: a) Qual é a articulação em que Maria está sentindo dor (sinalizada pelo círculo)? b) Qual é o osso que compõe essa articulação (sinalizado pela seta)? c) Esse osso se desenvolve no tendão de qual músculo? d) Por que para Maria é tão importante fortalecer essa região?
Soluções para a tarefa
Resposta:a) O joelho é uma articulação sinovial complexa.
b)A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
c)Já respondi na b
d)Fazer exercícios para fortalecer o joelho é fundamental. Afinal, essa região é uma das responsáveis por garantir o equilíbrio e a mobilidade de todo o corpo. Quando ele sofre alguma pancada, doença ou dor, dificulta muito a locomoção e prejudica a qualidade de vida do indivíduo.
Explicação:
Resposta:
A - Articulação patelofemoral. liga o tendão patelar ao sulco troclear entre os côndilos femorais
B - Osso patelar
C - Músculo quadríceps femoral - vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio e reto femoral
D - O joelho está posicionado sobre as duas alavancas ósseas- a tíbia e o fêmur. Nestas alavancas, existem grandes torques nestas articulares, além da sustentação da carga corpórea. Sendo assim, efetuar fortalecimento neuromuscular, alongamento e exercícios isométricos sobre estes músculos, articulações e redes de ligamentos manterá os joelhos saudáveis e aptos para a realização das tarefas do dia a dia.
Explicação: