Marcos Henrique, trabalha a 10 anos na empresa EMS Indústria de Metalúrgica Ltda (empresa fictícia) e não se tem registro de que tenha tido problemas com seus subordinados. Há cerca de 2 anos, foi recrutado internamente para o cargo de tecnólogo em segurança no trabalho e aceitou. Recentemente foi transferido da Unidade de Campinas (SP) para a Unidade de Tobias Barreto (SE) e nessa nova unidade está enfrentando muitos problemas com seus subordinados, pois não estão querendo aceitar suas ordens e não estão realizando o serviço solicitado por ele afirmando que antes não faziam o que agora ele está solicitando em suas funções. Elaborado pelo professor, 2020. Considerando o contexto apresentado e pensando nos 14 princípios de Administração de Fayol: divisão do trabalho – autoridade e responsabilidade – disciplina – unidade de comando – unidade de direção – subordinação do interesse individual ao interesse geral – remuneração de pessoal – centralização – cadeia escalar – ordem – equidade – estabilidade do pessoal no cargo – iniciativa – espírito de equipe. Em quais deles você classificaria a atitude de Marcos Henrique? Justifique sua resposta até 15 linhas, apresentando o que Marcos Henrique precisa fazer para conseguir com que seus colaboradores acatem suas ordens?
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Dentre os 14 princípios de Fayol, nota-se que estão presentes na situação descrita acima:
1. Divisão de trabalho, haja vista que Marcos Henrique atua como chefe, e os subordinados deveriam atender ao que é solicitado no meio profissional.
2. Centralidade, onde Fayol acredita que os gerentes ou ocupantes de cargos superiores devem atuar de foram adequada no ambiente de trabalho.
3. Equidade, onde os gestores devem atuar de forma respeitosa, além de amigável para com seus subordinados.
Perguntas interessantes
Espanhol,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás