Marcos Bagno é um linguista muito conhecido, entre outros motivos, por suas críticas ao ensino tradicional na escola. Leia a fala do autor a seguir:
Se a escola tem a função de ensinar, é (ou deveria ser) claro, óbvio, nítido e transparente que os objetos do ensino devem ser coisas que as pessoas ainda não sabem. Se procuro uma autoescola, é porque não sei dirigir um carro, ou porque o que sei não é suficiente. Se procuro uma escola de língua alemã, é porque não sei alemão, ou porque o que sei não é suficiente. Então, se quem vai para a escola, no Brasil, são brasileiras e brasileiros falantes do português brasileiro, por que é necessário ensinar essa língua a essas pessoas?
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4533678/mod_label/intro/BAGNO_GramaticaPedagogicaDoPortuguesBrasileiro%5BIntroducao%5D.pdf> Acesso em: 30 abr. 2021.
Diante disso, e considerando os estudos de Bagno acerca do ensino gramatical, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O questionamento de Bagno vai ao encontro da BNCC, pois ambos defendem que a escola deve preconizar as habilidades relativas ao conhecimento das regras gramaticais, as quais fazem total sentido ao se falar de ensino da língua.
II. De acordo com a fala de Bagno, a escola perdeu sua função na contemporaneidade, visto que as pessoas, ao chegarem ao ambiente escolar, já dominam a língua e compreendem seu funcionamento.
III. Segundo Bagno, os brasileiros não têm interesse na aprendizagem da Língua Portuguesa, porque já a dominam e não veem sentido em estudar apenas uma variedade linguística que, normalmente, não corresponde a sua.
IV. A fala de Bagno, de certo modo, vai ao encontro da BNCC, a partir do momento que destaca a necessidade de a escola reconhecer e valorizar as diferentes variedades, além de apresentar aos alunos outras possibilidades de usar a língua.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
F, F, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, V, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 5:
F, F, F, V.
Explicação:
VERDADEIRA: IV. A fala de Bagno, de certo modo, vai ao encontro da BNCC, a partir do momento que destaca a necessidade de a escola reconhecer e valorizar as diferentes variedades, além de apresentar aos alunos outras possibilidades de usar a língua.
Respondido por
1
A alternativa 5 está correta. Apenas a IV é verdadeira porque na visão de Marcos Bagno a escola deve reconhecer as demais variedades linguísticas.
Ensino gramatical
O linguista brasileiro Marcos Bagno defende a ideia de que as escolas são espaços responsáveis pela formação cidadã. Para isso, descreve a necessidade de reconhecer as diferentes variedades linguísticas.
- Falso. Para Bagno, a escola não deve ensinar a gramática, mas a pessoa que leciona deve conhecê-la muito bem;
- Falso. O linguista acredita que a escola apresenta função social e deve ser frequentada pela população;
- Falso. Para Marcos Bagno os brasileiros não dominam a gramática.
- Verdadeiro. Tanto Marcos Bagno, quando a BNCC defendem a valorização da diversidade, com a possibilidade de compreender a variedade linguística.
Leia mais sobre variedade linguística em https://brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes