Lógica, perguntado por univercitariiiii, 7 meses atrás

MARCA V OU F E CORRIGE AS ALTERNATIVAS QUE FOREM FALSAS:
1. ( ) A Copilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente, 1562, póstuma, organizada por seu filho,
Luís Vicente.
2. ( ) Os autos de Gil Vicente são inspirados nos mistérios, milagres e moralidades medievais,
encerram uma intenção moralizante ou religiosa.
3. ( ) Em suas obras, Gil Vicente satirizou o povo, o clero e a nobreza, maiores alvos de suas
críticas.
4. ( ) Em 1602, o Monólogo do vaqueiro ou Auto da visitação, de Gil Vicente, dá início
ao teatro em Portugal.
5. ( ) Os primeiros trabalhos do teatrólogo receberam influências de autores italianos, dentre eles
Torres de Navarro que escrevia farsas.
6. ( ) Em 1602, o Monólogo do vaqueiro ou Auto da visitação, de Gil Vicente, dá início
ao teatro em Portugal.
7. ( ) Com o tempo, Gil Vicente começou a produzir textos com características extremamente
particulares, sendo adepto do lema moralista. “Rindo, castigam-se os costumes” é, talvez, uma das
frases mais famosas do teatrólogo e era nisso que ele acreditava, isto é, por meio do humor é
possível corrigir os costumes e denunciar a hipocrisia da sociedade.
8. ( ) O teatro vicentino era rebuscado no que tange à estrutura cênica, havia muita preocupação
com o cenário luxuoso para encenar suas peças.
9. ( ) Por abordar temas inerentes a toda sociedade em qualquer tempo e espaço, as obras
vicentinas são atemporais e as problemáticas nelas apresentadas são pertinentes nas sociedades
da atualidade.
10. ( ) Gil Vicente é autor de 74 peças, sendo 27 escritas em português, 21 bilíngues e 26 em
castelhano, dentre elas estão autos e farsas.
11. ( ) A segunda fase da obra de Gil Vicente é marcada pela herança medieval, pela influência
espanhola de Juan dei Encina e pela predominância dos autos pastoris e outras peças de assunto
religioso.
12. ( ) Na primeira fase, Gil Vicente nacionaliza o seu teatro, inicia o tratamento dos grandes
temas sociais e amadurece uma poesia dramática de alta densidade crítica, religiosa, lírica, filosófica
e psicológica, revestida de uma linguagem colorida, mordaz, de cunho a um só tempo pessoal e
nacional.
13. ( ) Na segunda fase, o diálogo torna-se mais fluido, gracioso e mordaz. A captação de
flagrantes da vida real, tipos e ambientes amplia o poder de evocação realista e o relevo caricatural.
A crítica aprofunda-se e consegue transcender o caráter individualista dos tipos humanos, para
universalizá-los.
14. ( ) O teatro de Gil Vicente toma o mesmo caminho da disciplina clássica. Seus autos e farsas
colocam em cena os mais diversos temas, representam inúmeras situações e envolvem grande
número de atores e figurantes.
15. ( ) Gil Vicente coloca no palco todas as classes sociais, representadas por meio de elementos
externos (ações, gestos, vestuário, instrumentos de trabalho) e, especialmente, por meio da
linguagem peculiar de cada grupo social ou profissional, alternando o registro “elevado” com o
registro “baixo”.
16. ( ) Quanto à ação dramática, há duas modalidades principais no teatro de Gil Vicente: as
peças de ação fragmentada e as peças de enredo.
17. ( ) O Auto da Barca do Inferno, alegoria religiosa em que tipos exemplares da sociedade
quinhentista portuguesa são julgados pelo Diabo (“o Arrais do Inferno”) e pelo Anjo (“o Arrais do
Céu”) e embarcam no cais da vida eterna, para a danação oiípara a salvação, conforme a vida que
levaram.
18. ( ) Nas peças de ação fragmentada, se desenvolve uma história de ação contínua e
encadeada, em torno de um episódio extraído da vida real, ou em torno de uma série de episódios
envolvendo uma personagem central, ou articulando uma ação dramática homogênea e
completamente desenvolvida, com um travejamento mais complexo, com começo, meio e fim.

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoralara53
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