Maracatu: diferentemente de bumba meu boi, o maracatu não é uma encenação teatral. É um cortejo que sai pelas ruas de Recife e Olinda, representando a celebração do rei de Congo, como acontecia no período da escravidão. Nesse cortejo, os participantes mostram que foram escravizados pela sociedade brasileira e afirmam a sua condição de reis e rainhas em sua terra natal. Pesquise e anote a composição desse cortejo.
Soluções para a tarefa
O cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte abrindo as alas. Logo atrás, segue a dama do paço, que carrega a mística calunga, representando todas as entidades espirituais do grupo.
Atrás dela, seguem as Yabás (popularmente chamadas de baianas) e, pouco depois, a corte e o rei e a rainha dos maracatus. Os títulos de rei e rainha são passados de forma hereditária. Essa ala representa a nobreza da Nação. De cada lado seguem as escravas ou catirinas, normalmente jovens, que usam vestimentas de chitão.
Mantendo o ritmo do desfile, seguem os batuqueiros. Os instrumentos são diversos: alfaias, que são tambores, caixas ou taróis, ganzás e abês, esses conduzidos por mulheres que vão à frente desse grupo e que fazem, do seu toque, um show" a parte.