ENEM, perguntado por beatrizlombello1552, 3 meses atrás

Maquiavel foi o primeiro pensador a romper com a visão idealista sobre política. Ele enxergava o organismo político como ele é e não como deveria ser. Bom… você já deve ter ouvido a frase "Os fins justificam os meios"? Embora ela não tenha sido escrita por Maquiavel, define bem o que ele pensava sobre fazer política. O intelectual argumenta em sua obra que o sucesso de uma ação é bem mais importante do que o caminho tomado para chegar a ela. Além disso, ele argumenta também que o ser humano é sempre guiado por seus interesses pessoais e é, por natureza, um ser ingrato, volúvel, egoísta, vingativo, covarde, traiçoeiro, independentemente da época e modelo social no qual está inserido. Por isso, frisou que o ideal seria que o líder fosse amado e temido ao mesmo tempo, mas como isso seria impossível justamente pela natureza humana, logo, era preferível ser temido do que amado

Soluções para a tarefa

Respondido por begeduc
16

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Maquiavel dissecou a política sem escrúpulos, mostrando que o que a move é a luta pela conquista e manutenção do poder. Não importa se para isso for necessário romper com valores morais impostos pela Igreja e pela sociedade, que não deveriam restringir a ação do rei ou do governante.

Maquiavel defendia que, para salvar o Estado, um governante deveria saber “não ser bom”, mentindo ou parecendo piedoso se a situação exigisse, de modo a manter a segurança e o bem-estar de seu povo. A crueldade, nesses casos, seria justificável e bem usada.

Nas palavras do próprio Maquiavel, é preferível ser temido a ser amado. Pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários. Já o temor em ser castigado não pode ser ignorado com tanta facilidade e, portanto, não falha.

Respondido por dhfacundobm
0

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação: ..

Perguntas interessantes