Mapear as principais viroses que afetam a humanidade, suas formas de contágio, sintomas, tipos de vírus e vacinas.
Soluções para a tarefa
Olá.
Vamos lá...
As principais viroses que afetam a humanidade são:
- AIDS;
- CATAPORA;
- CAXUMBA.
A maioria das viroses causa sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo, dores de cabeça e vômitos.
AIDS: A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.
O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.
- Sintomas: Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
- Tratamento: Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.
CATAPORA: Infecção viral altamente contagiosa que causa uma irritação cutânea com bolhas na pele.
A varicela é altamente contagiosa para quem ainda não teve a doença ou não foi vacinado contra ela.
- Sintomas: Geralmente diagnosticável pela própria pessoa. O sintoma mais característico é uma irritação cutânea com bolhas na pele.
- Tratamento: É possível prevenir a varicela por meio de vacina. O tratamento geralmente envolve aliviar os sintomas, embora grupos de alto risco possam receber medicamentos antivirais.
CAXUMBA: A caxumba ou papeira é uma doença infecciosa viral aguda e contagiosa que pode acometer qualquer tecido glandular e nervoso do organismo, porém afeta especialmente as glândulas parótidas (produtoras de saliva) ou as glândulas submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido.
- Sintomas: Algumas pessoas não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite.
- Tratamento: O tratamento visa o alívio dos sintomas. A recuperação leva cerca de duas semanas. A doença pode ser prevenida pela vacina tríplice viral.