MAPA - ESOFT – BANCO DE DADOS I – 52/2021
Um modelo de dados é uma coleção de ferramentas conceituais para a descrição de dados, relacionamentos, semântica de dados e restrições de consistência. Os modelos de dados são divididos entre conceituais ( Entidade-Relacionamento e Orientado a objetos) e logicas ( redes, hierárquico, relacional). A etapa inicial para construção de um banco de dados é seu modelo conceitual ( Modelo Entidade Relacionamento - Mer)
Com base neste parágrafo retomado o conceito de modelo de dados, é descrito a seguir, um cenário de um projeto de software fictício que apresenta informações sobre o negocio da empresa cliente. Seu papel neste projeto é analisar, identificar e modelar um banco de dados empresa com base nas regras de negocio apresentados no cenário a seguir.
Descrição do cenário:
A Uniclean é uma empresa que atua no ramo de comercialização de produtos de limpeza há mais de 20 anos. A empresa está expandindo seu negocio e precisa de um novo sistema de gestão de entradas (compras) e saídas (vendas), além de um controle mais efetivo de seu estoque. Cada produto possui um código, nome, descrição, categoria ( código e nome) e preço. Cada produto possui apenas um categoria e uma categoria pode estar vinculada a diversos produtos. O vendedor que possui matricula, nome e telefone é o responsável por cadastrar os produtos. O gerente é o responsável por cadastrar as categorias e fornecedores (CNPJ, razão, telefone). As compras são realizadas pelo gerente dos fornecedores cadastrados. As vendas são realizadas pelos vendedores para os clientes cadastrados. O cliente possui uma adastro com nome, CPF, endereço, telefone, situação (ativo/inativo). As vendas são realizadas por meio de pedidos que irão atualizar o estoque, assim como as compras de fornecedores igualmente irão atualizar o estoque.
Com base nas informações apresentada no cenário acima, considere que você é o analista da empresa e deverá apresentar:
- Lista das entidades encontradas
- Lista dos relacionamentos entre as entidades encontrados;
- Modelo Entidade-Relacionamento (MER) que apresente as entidades com atributos (inclusive chaves primarias) e seus relacionamentos e a cardinalidades nos relacionamentos.
Dicas para realizar a atividade Mapa:
1. Durante as aulas o professor irá fornecer dias que podem ser utilizados para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância da aula ao vivio, ou assisti-las posteriormente.
Soluções para a tarefa
Entidades
Os objetos ou partes envolvidas um domínio, também chamados de entidades, podem ser classificados como físicos ou lógicos, de acordo sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes e visíveis no mundo real, como um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa). Já as entidades lógicas são aquelas que existem geralmente em decorrência da interação entre ou com entidades físicas, que fazem sentido dentro de um certo domínio de negócios, mas que no mundo externo/real não são objetos físicos (que ocupam lugar no espaço). São exemplos disso uma venda ou uma classificação de um objeto (modelo, espécie, função de um usuário do sistema).
Relacionamentos
Uma vez que as entidades são identificadas, deve-se então definir como se dá o relacionamento entre elas. De acordo com a quantidade de objetos envolvidos em cada lado do relacionamento, podemos classifica-los de três formas:
Relacionamento 1..1 (um para um): cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra. Por exemplo, em um banco de dados de currículos, cada usuário cadastrado pode possuir apenas um currículo na base, ao mesmo tempo em que cada currículo só pertence a um único usuário cadastrado.
Relacionamento 1..n ou 1..* (um para muitos): uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada uma das várias unidades referenciadas só pode estar ligada uma unidade da outra entidade. Por exemplo, em um sistema de plano de saúde, um usuário pode ter vários dependentes, mas cada dependente só pode estar ligado a um usuário principal. Note que temos apenas duas entidades envolvidas: usuário e dependente. O que muda é a quantidade de unidades/exemplares envolvidas de cada lado.