mapa da fome no Brasil com resumo de
1 folha e meia
me ajudem PF
eu agradeço a qm me ajudar
Soluções para a tarefa
Resposta:
"A fome no Brasil é um problema histórico que, após uma queda considerável, voltou a crescer nos últimos anos e afeta hoje uma parcela de 15,5% da população do país. Convivem com escassez de alimentos 33 milhões de pessoas no território nacional, especialmente nas áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste.
As causas para a fome no Brasil compreendem desde questões sociais e econômicas até políticas, destacando-se as desigualdades sociais, a pobreza, as crises (política, econômica, sanitária) e a má distribuição de alimentos. Fatores naturais, a exemplo da secas severas, também contribuem para a ampliação da insegurança alimentar. A fome afeta drasticamente a qualidade de vida e a saúde física e mental dos indivíduos, causando a desnutrição e até mesmo a morte."
"A fome no Brasil é causada por diversos fatores, como as desigualdades socieconômicas e a pobreza, pelas crises política e econômica, pela distribuição desigual de alimentos no território nacional, pela ausência ou redução de políticas públicas voltadas ao combate à fome, pelo manejo inadequado dos recursos naturais e por outros fatores.
Causas naturais também estão associadas à fome, como secas severas e baixa disponibilidade hídrica.
Nos últimos anos, a crise econômica decorrente da pandemia de covid-19 aprofundou as desigualdades no país e causou um aumento no número de pessoas que convivem com a insegurança alimentar grave.
A fome afeta atualmente 33,1 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa lançada em 2022. É o equivalente a 15,5% da população. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas.
A subnutrição e a desnutrição são as principais consequências da fome, podendo causar doenças e levar até mesmo à morte."
"A fome no Brasil, caracterizada pela privação de alimentos a que uma parcela da população está submetida, é um fenômeno que remonta à formação social e econômica do território nacional. Dentre suas principais causas estão a desigualdade socioeconômica e a má distribuição de renda que caracteriza a população do país, sendo essas também as maiores causas da fome em um contexto mundial.
Trata-se de um problema estrutural marcado pela concentração de renda em um pequeno estrato ou grupo social, enquanto uma parcela ampla da população detém poucos recursos. Esse mesmo aspecto é um dos causadores de outros dois outros fenômenos, que são a pobreza e a insegurança alimentar."