Ed. Física, perguntado por ruhanlindo123, 11 meses atrás

Manoel é professor de Educação Física e coordena o projeto de jogos e brincadeiras no período vespertino, no mesmo colégio que leciona suas aulas pela manhã. Nos primeiros encontros que o professor organizou, as crianças sugeriram brincar de “cobranças de pênaltis” que é uma brincadeira na qual divide-se as crianças em equipes, sendo que, cada criança deve ter 5 (cinco) oportunidades de cobrar o pênalti. Em cada equipe deve haver um goleiro, que após cada cobrança devolve a bola para o jogador adversário para uma nova cobrança. Ao longo das disputas entre as equipes formadas, duas crianças chamaram a atenção do professor em decorrência do padrão motor.

Soluções para a tarefa

Respondido por mama89
3

Resposta:Criança 1 – Marcelo

Habilidade de Chutar

Estágio: Estágio Elementar emergente ou estágio 1;

Justificativa: cobra pênaltis com pouca elevaçao das pernas ficando em posição estacionaria, realizando movimento de empurrar bola.

Habilidade de Receber:  

Estágio: __Estágio Inicial ou 1;

Justificativa: nao move os pés ao receber a bola com as maos.

Criança 2 – José

Habilidade de Chutar

Estágio: Estágio Elementar emergente ou estágio 4;

Justificativa: o mesmo movimenta-se para frente com pe em arco para baixo, com oposição de braço e perna posteriormente um passo.

Habilidade de Receber:  

Estágio: _Estágio emergente ou estágio 2;

Justificativa: apresentava a ação do braço em atraso, mantendo os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parado;

Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)

Criança 1 –  Marcelo

Abordagem: educação psicomotora e reeducação psicomotora;

Justificativa: a educação psicomotora cabe a todas as crianças, e a reeducação psicomotora cabe ao Marcelo pelo déficit psicomotor que ele apresenta, na falta de movimentação dos pés no geral.

Criança 2 – José

Abordagem: Educação psicomotora e terapia psicomotora;

Justificativa: a educação psicomotora que cabe a todas as crianças, e a terapia psicomotora para melhor socialização do aluno em questão já que tem vergonha de realizar certos movimentos perante aos outros alunos.

Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças.

Todo brincar é importante e as crianças brincam das mais variadas formas. Muitos adultos não sabem so­bre a importância do brincar e sobre as diferentes atividades que podem ser consideradas brincar. As diferentes formas do brincar, por não serem conhe­cidas das pessoas em geral, passam a ser, muitas ve­zes, boicotadas ou desconsideradas.

O brincar no processo de aprendizagem objetiva oportunizar a criança conhecer o mundo em que se vive, isso envolve imaginação, fantasia e convívio social.

A inteligência, o cognitivo, também está se estruturando quando a criança brinca.

Explicação:

Perguntas interessantes