Manhã Mergulhei numa comprida manhã de inverno. O açude apojado, a roça verde, amarela e vermelha, os caminhos estreitos mudados em riachos, ficaram-me na alma. Depois veio a seca. Arvores pelaram-se, [. ] o sol cresceu, bebeu as águas, e ventos mornos espalharam na terra [. ] uma poeira cinzenta. Olhando-me por dentro, percebo com desgosto a segunda paisagem. [. ] Naquele tempo, a escuridão se ia dissipando, vagarosa. Acordei, reuni pedaços [. ] de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso, articulei tudo, criei o meu pequeno mundo incongruente. [. ] Ora, sucedia que [. ] meu pai [. ] resolvia contar-me histórias. Admirava-me, aceitava a lei nova, ingênuo, admitia que a natureza se houvesse modificado. [. ] Na manhã de inverno, as cercas e as plantas quase se dissolviam, a neblina vestia o campo, dos montes de lixo do quintal subia fumaça, pingos espaçados caíam das goteiras, a cruviana¹ mordia a gente. Sapatões de vaqueiros depositavam grossas camadas de barro no tijolo. Roupas molhadas deixavam manchas largas nos bancos do copiar. As paredes úmidas enegreciam. Deitava-me na rede, encolhia-me, enrolava-me nas varandas. Um candeeiro de querosene lambia a névoa com labaredas trêmulas. [. ] *Vocabulário: ¹cruviana: chuvisco, chuva pequena. RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record. 2008. Fragmento. Nesse texto, no trecho ". O sol cresceu, bebeu as águas,. " (1º parágrafo), o recurso estilístico foi usado para destacar a pureza das águas da região. Exaltar as belezas naturais da paisagem. Indicar que o calor intenso ocasionou a seca. Revelar a probabilidade de chuvas na cidade. Sugerir que o sol é mais necessário que a água
erycmota:
Letra B
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O recurso estilístico foi usado para:
c) Indicar que o calor intenso ocasionou a seca.
Personificação
Em "O sol cresceu, bebeu as águas", foi empregada a figura de linguagem personificação ou prosopopeia, pois foram atribuídas ações e aspectos humanos ao sol, como ser capaz de crescer e de ingerir líquidos.
Ao dizer que o sol cresceu, o autor pretende indicar a intensificação do calor na região.
A intenção era representar, poeticamente, a chegada da seca. A imagem do sol "bebendo" as águas consegue deixar mais expressiva essa informação, pois aguça a imaginação do leitor. Falar que o sol ingeriu as águas do açude torna a descrição do evento mais forte em nossa mente.
Mais sobre personificação em:
https://brainly.com.br/tarefa/47431461
#SPJ4
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás