mamíferos:
- onde vivem;
- o que comem;
- digestão ( explique) ;
- respiração ( explique) ;
- excreção ( explique) ;
- circulação ( explique) ;
- sustentam como eles
- reprodução ( explique) ;
- comunicação com o meio
- importancia
Soluções para a tarefa
Onde vivem: Muitos deles vivem em terra firme: no solo, nas árvores ou mesmo debaixo da terra. Alguns mamíferos, como as lontras, os castores e as focas, vivem tanto em terra quanto na água. As baleias, os golfinhos e os peixes-boi são mamíferos que passam a vida inteira na água.
Oque comem: Os mamíferos que se alimentam de plantas, como os cervos, os bois e os elefantes, são chamados de herbívoros. Os mamíferos que comem tanto carne quanto vegetais são chamados de onívoros. Entre os onívoros estão os guaxinins, os ursos e os primatas.
Digestão: O sistema digestório dos mamíferos é formado por um longo tubo que vai da boca ao ânus. Vários órgãos e glândulas produzem sucos digestivos que vão "quebrando" as substâncias nutritivas dos alimentos (proteínas, gorduras, açucares) até que fiquem em "pedaços" tão pequenos que o intestino consiga absorvê-los.
Respiração: Os mamíferos obtêm do ar o oxigênio necessário para os processos energéticos do seu corpo. Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até mesmo os mamíferos aquáticos têm pulmões, eles precisam vir à superfície para respirar.
Excreção: Nos mamíferos, o principal produto de excreção nitrogenada é a ureia, substância sintetizada no fígado e filtrada no rim.
Circulação: Assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficiência na circulação do sangue favorece a homeotermia corporal
Reprodução: Os mamíferos têm sempre fecundação interna e são vivíparos, com exceção dos monotremados. Neste, o ovo fecundado é mantido no interior do corpo da fêmea durante algumas semanas, onde completa seu crescimento. Feita a postura, o ovo fica no ninho e, após a eclosão, os filhotes alimentam-se de leite.
Comunicação: Os animais podem não falar, mas certamente se comunicam e transmitem uma grande variedade de informações tanto aos de sua própria espécie quanto aos de outras espécies. ... Todos os mamíferos emitem sons e cada som tem um significado.
Importância: A importância ecológica dos mamíferos reside no fato de ser a categoria de vertebrados mais evoluída, estando presente na maioria dos ecossistemas do planeta, aquáticos e terrestres, participando como integrantes das cadeias tróficas como consumidores secundários (herbívoros e onívoros).