“Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.” (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos. a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais. b) A discussão crítica das idéias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas. c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião. d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
358
Letra β
Pois,a critica filosófica é uma característica inquestionável,sempre buscando a verdade não importando a imposição religiosa .
Pois,a critica filosófica é uma característica inquestionável,sempre buscando a verdade não importando a imposição religiosa .
Respondido por
343
É correta a alternativa B, já que os primeiros filósofos (os Pré-Socráticos, ou filósofos da natureza) romperam com as explicações mitológicas, buscando, no lugar delas, estabelecer outras, pautadas pela razão.
Deste modo buscaram formular princípios que explicassem, por meio da reflexão, o funcionamento do mundo natural, abandonando a ideia de que era a "vontade dos deuses" que causava doenças, enchentes ou trazia boas colheitas, mas sim que eram razões materiais, próprias do mundo, que deveriam estar por trás destas coisas e no princípio de toda explicação.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21325462
Anexos:
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás