História, perguntado por rlomardo, 10 meses atrás

Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins…, mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põe em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul.

Aponte dois elementos geradores das revoltas regenciais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Caca4412
21

Resposta:

Comentário da questão 2:

O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade.

As revoltas ocorrem basicamente por dois motivos: más condições de vida de grande parte da população (mais pobres) e vontade das elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo


rlomardo: Vou colocar mais coisas ok?
rlomardo: Voce pode responder caca?
Caca4412: sim
Perguntas interessantes